As dezenas de buracos ao longo da Rua Júlio Calegari têm causado transtornos e gerado reclamações dos moradores da Zona Sul de Caxias do Sul. Com o excesso de chuvas nos últimos meses, diversos trechos estão quase intransitáveis. O cenário exige atenção redobra aos condutores para não resultar em prejuízos aos veículos.
A via é a principal ligação ao extremo sul da cidade e, além disso, tem ligação com a BR-116, por meio da Rua Pedro Olavo Hoffmann, sendo utilizada também para escoamento da produção. A Júlio Calegari tem início no entroncamento com a Avenida Dr. Assis Antônio Mariani, no bairro Esplanada, e segue por alguns quilômetros até o início da Estrada do Imigrante, no Nossa Senhora das Graças.
Daniel Silva, morador da região sul e motorista de aplicativo, conta que diversos carros já tiveram prejuízos devido aos buracos na via. Também aponta que ações paliativas realizadas pelo poder público não resolveram a situação.
“Em nome de todos os moradores venho reclamar que a Codeca sé vem aqui fazer ‘tapeação’. Em dia de chuva fica ainda pior quando largam o piche de cima do caminhão, mas acontece uma chuvarada e ‘lava’ todo o asfalto. É uma vergonha, está bem crítico a situação da via. Já foi relato em diversos lugares, mas ninguém resolve nada, não sabemos mais o que fazer“.
Procurada sobre o assunto, a Prefeitura de Caxias do Sul informou por meio de nota, que a Júlio Calegari está entre as 66 ruas que serão recuperadas, dentro daquele financiamento de R$ 40 milhões obtidos. Está previsto melhorias na pavimentação, com fresagem e capeamento. Contudo, relatou que ainda não há um prazo definido para a realização do serviço, pois depende da licitação para a contratação da empresa que vai fazer a execução dos trabalhos. Confira abaixo a nota completa.
A Rua Júlio Calegari está entre aquelas 66 ruas que serão recuperadas, dentro daquele financiamento de R$ 40 milhões obtidos pela Prefeitura. O projeto prevê obras de melhoria da pavimentação, com fresagem (remoção de camada de asfalto) e capeamento, em trechos que já estão pavimentados e apresentam irregularidades. Na Júlio Calegari, este trabalho está previsto para ser feito entre as ruas Dr. Assis Antônio Mariane e Zedyr Alquati, mas ainda sem prazo definido para a realização do serviço pois depende da licitação para a contratação da empresa que vai executar o serviço. A Prefeitura ainda trabalha para a publicação do edital da licitação.
A Prefeitura afirmou ainda que vai tomar ações imediatas:
“Vai ser feita uma intervenção paliativa pra melhorar as condições de trafegabilidade antes de sair a licitação.”