Uma ação dos moradores de Galópolis, em Caxias do Sul, vai possibilitar que as principais ruas de acesso ao bairro sejam monitoradas por câmeras de segurança. O cercamento eletrônico começou a ser instalado no último final de semana e deve começar a funcionar ainda neste mês de junho.
Integrantes do projeto chamado “Galópolis Seguro” organizou a instalação de câmeras de vigilância em pontos estratégicos para inibir a ação de criminosos, já que o bairro é uma das principais rotas de entrada e saída de Caxias.
Os recursos para financiar o projeto foram arrecadados em um jantar que foi realizado ainda no mês de março, antes do início da pandemia do coronavírus.
Nesta primeira fase do projeto estão sendo instaladas 7 câmeras nas principais entradas e saídas de Galópolis, que nos próximos dez meses serão monitoradas por uma empresa de vigilância.
De acordo um integrante do projeto, a pandemia do Covid-19 atrasou o início da vigilância, que era para ter começado ainda no último mês de abril. Por precaução e para evitar depredação os locais onde as câmeras foram instaladas serão mantidos em sigilo.
Conforme informações repassadas pelos moradores a Brigada Militar e outras forças de seguranças terão livre acesso as imagens do monitoramento.