Comportamento

Moradores do Monte Pasqual protestam contra prefeitura de Farroupilha

A manifestação aconteceu no fim da tarde desta segunda-feira (30)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na tarde desta segunda-feira (30), foi realizada uma manifestação pacífica no bairro Monte Pascoal para cobrar da Prefeitura Municipal de Farroupilha maior auxílio nas demandas que o bairro necessita. Cerca de 60 moradores estiveram presentes no ato, que também teve a presença, entre outros secretários, esteve o de Obras do município, Argídio Schmitz, além de vereadores.

Uma das principais demandas repassadas pela Presidente da Associação dos Moradores do Bairro Monte Pasqual, Neuza Moro, foram problemas com as ruas, que necessitam de asfaltamento:

“Uma das principais demandas que temos no nosso bairro é o asfaltamento do corredor de ônibus, visto que o Monte Pasqual é um bairro muito antigo e (tem recebido) pouca atenção do nosso ente público, a gente precisa sim que sejam realizadas as obras ao longo dos anos”

Segundo Neuza Moro, desde o início da gestão do Prefeito Fabiano Feltrin, são repassadas demandas para que as obras de melhorias sejam feitas. Em resposta, através de um ofício, foi prometido então fazer o asfaltamento no corredor de ônibus ao longo de 2023. O intuito do manifesto de ontem era também não deixar esquecer essas demandas.

Perguntada se ela acredita que depois do ato feito ontem as obras e as demandas serão realizadas, Moro tem convicção que isso deve ajudar:

“Eu acredito que, é sempre salutar a gente se manifestar, ou seja, isso vai mexer sim, alguma coisa vai ser feita. Se a gente vai ser atendido por completo, a gente não sabe, mas se a gente não foi atendido também, a gente sempre vai seguir nesta linha. Se a gente não cobrar as coisas não acontecem, então vamos continuar sim cobrando”

O Secretário de Obras e Trânsito de Farroupilha Argídio Schmitz comentou como o executivo recebeu essa demanda dos moradores do bairro em questão.

“Nós recebemos essa situação da manifestação pela imprensa e pelos moradores do bairro Monte Pasqual, mas eu recebi bem, isso é uma questão que cada um pode fazer, e o Monte Pasqual já vem reivindicando obras faz tempo. Ontem eu fui lá, vi o pessoal que estava lá, tentamos ouvir eles, agora com as demandas apresentadas, nós vamos nos reunir e dar as devidas atenções ao bairro” enfatiza o Secretário.

Ele explica que nos primeiros dias de governo em 2021, todos os principais bairros da cidade passaram cinco demandas principais que desejariam, e lembra que são 29 bairros incluindo o centro, além das demais demandas das 50 comunidades do município, tentando fazer o melhor trabalhando sempre com honestidade e sem prometer nada, mas sempre buscando fazer o máximo pela comunidade, o que é obrigação do executivo.

“E no Monte Pasqual nós recebemos as cinco demandas, sendo uma de obras, que é especificada com melhorias na própria rua Santo Ângelo, na Santa Maria e João Fabro Filho que são corredores de ônibus. Talvez nós não vamos conseguir atender em 2023 todas as ruas, isso porque todos os bairros tem demandas e queremos dar um pouco de atenção a todos” finaliza.

Os moradores do bairro Monte Pasqual pedem uma atenção do governo municipal para a escadaria do bairro, em que segundo Neuza “está precária, inclusive por coincidência ou não, ontem uma criança caiu e quebrou o braço nessa escadaria. Ela é um acesso para o trabalhador subir do Monte Pasqual 2, para subir as escadarias para ir pegar o ônibus” cobra a presidente.

Sobre o questionamento da escadaria, Schimitz esclarece: “essa questão não vem de hoje, ela não vem desses últimos dois anos que ela está abandonada. Quando nós assumimos foi um apagarão de incêndio dentro da secretaria de obras, em que nós não sabíamos como se projetar. Essa da escadaria nós estamos sabendo desde o final de 2021, em que começou as intensas cobranças, nós tinha uma programação que era para ter feito em janeiro, mas não conseguimos. A escadaria já está na programação para ser feito toda armação de madeira de toda escadaria, além de ser feita em concreto, pintar ela e fazer os corrimões, é um serviço longo, é um serviço estudado e nós já temos um projeto” conclui.