Caxias do Sul

Moradores do Cristo Redentor, em Caxias, reclamam de depredação de prédios

Moradores do Cristo Redentor, em Caxias, reclamam de depredação de prédios


Furtos, depredações, perturbação do sossego e medo. Assim, vivem os moradores do bairro Cristo Redentor, em Caxias do Sul, nas imediações de, pelo menos, três prédios abandonados nos arredores da Rua Tronca.

Cansados de solicitarem providências à polícia e à prefeitura, os moradores assinaram e encaminharam uma carta para os veículos de imprensa nesta segunda-feira (6).

Confira a carta dos moradores

Caxias do Sul, 06 de maio de 2019.

Prezados,

Estamos vivendo uma situação crítica e de abandono em nosso bairro, especificamente entre as ruas Sarmento Leite e João Batista Bampi, Bairro Cristo Redentor, nos arredores da antiga empresa Invensys que está sendo totalmente depredado por vândalos. Não conseguimos mais ter paz nem dormir à noite, pois o barulho é constante.

Já ligamos diversas vezes para a polícia, que não demonstra nenhum interesse em nos ajudar, alegando que não podem fazer nada! Comunicamos também à prefeitura, através do Alô Caxias, isso tudo sem retorno algum.

Agora eu pergunto, em nome de todos os moradores de nossa Rua e arredores, qual a responsabilidade das autoridades e do poder público com relação a prédios abandonados, marginais, barulhos a qualquer hora do dia e da noite?! Nenhuma?

Estamos à mercê de uma polícia que não pune, alegando que estas pessoas não podem ser presas! Então roubar, depredar e perturbar o silêncio a qualquer hora do dia e da noite não são considerados crimes?

E o que dizer da prefeitura que não cobra providências dos proprietários destes imóveis abandonados, que inclusive, aqui em nosso bairro, não se trata apenas da antiga Invensys, mas também o pavilhão onde ficava a antiga Fundação Eberle e o prédio que abrigava uma casa noturna, todos abandonados, depredados, reunindo todo tipo de lixo e ratos!

Além disso, contamos também com um tapume construído no meio da Rua Sarmento Leite. Sim, NO MEIO, há semanas, impedindo o fluxo de veículos em uma das mãos, pondo em risco a vida de pedestres que tem que caminhar no meio da rua, e sem contar que neste local, fomos informados de que é uma área contaminada por chumbo!

Pedimos encarecidamente que as autoridades, o poder público e os meios de comunicação voltem sua atenção para um problema que está se tornando cada vez mais grave, nossa Rua e nosso bairro estão à mercê da falta de interesse da prefeitura e das autoridades.

___

Além da carta, os moradores enviaram uma série de fotos que mostram, tanto o tapume quando cenas de depredação nos prédios. Em 24 de setembro do ano passado. A Guarda Municipal realizou uma ação onde deteve cinco suspeitos de estarem furtando materiais do antigo prédio da Invensys. Os agentes foram até uma reciclagem no bairro Cruzeiro para onde, supostamente, os objetos de furto eram levados. Todos detidos foram encaminhados para a Central de Polícia Civil e soltos.