Comportamento

Moradores de São Virgílio da 2ª Légua realizam protesto contra instalação do Canil em Caxias do Sul

Foto: Paulo Cesar dos Santos / Divulgação / Prefeitura de Caxias do Sul
Foto: Paulo Cesar dos Santos / Divulgação / Prefeitura de Caxias do Sul

Na manhã deste domingo (3) a partir das 10h, moradores das comunidades de Loreto e São Virgílio da 2ª Légua, região de Forqueta, em Caxias do sul vão se reunir para um protesto.

Os manifestantes convidam a população para se deslocar até a igreja de São Virgílio, localizada na Estrada da Uva, para a concentração dos veículos. O intuito do grupo é se manifestar contra a instalação do Canil Municipal em uma propriedade que fica na ligação das duas comunidades.

O morador e um dos organizadores da ação, Raimundo Bampi destaca que descobriram sobre a instalação do canil, por acaso. “Nós descobrimos que a ideia do município não faz muito tempo foi pro acaso, nunca fomos consultados. A comunidade começou a se movimentar, ai o prefeito quinta-feira da semana passada chamou três moradores para mostrar o projeto de um parque turístico, fomos cientes que era um parque, mas chegando lá para nossa surpresa era o canil, o que gerou revolta, ainda mais quando nos querem enfiar goela abaixo, dizendo que é um parque e que não vai prejudicar a comunidade.”

Bampi destaca que os moradores não são contra a criação de um canil, um espaço que abrigue animais. A população é contra a instalação nesta área, pois tem pequenas propriedades na região, produção de alimentos e já estão instaladas algumas empresas para tornar aquela área um roteiro turístico. Na visão dos moradores, o canil vai espantar os visitantes.

A manifestação será realizada com o objetivo de chamar a atenção das autoridades do município. Segundo o morador, caso isso não ocorra, a comunidade vai se reunir e analisar outras medidas cabíveis.