Há pelo menos 15 dias, a barragem da Corsan que abastece o município de Pinto Bandeira, localizado a 10km de Bento Gonçalves, se encontra praticamente seca, com um nível baixíssimo de água.
Em meio a esta situação, o abastecimento na cidade tem sido feito através de caminhões pipa vindo de outras localidades e que não conseguem atender a demanda.
Alguns moradores relatam que estão sem água a dias em determinadas localidades do município.
O diretor da Corsan de Bento Gonçalves, que é responsável pelo abastecimento na região, falou das possibilidades que estão sendo estudadas de forma a amenizar o problema:
“A barragem está bem rasa e se não chover pelo menos o dobro do previsto para os próximos dias a situação tende a não se normalizar. Estamos estudando a possibilidade de abastecer a partir de um poço particular que existe na cidade, estamos analisando a potabilidade da água”, declarou o diretor Marciano Dal Pizzol.
A Corsan afirma também que estuda a possibilidade de realizar obras para aumentar a área de armazenamento da barragem, mas que isso depende de processo licitatório e portanto não possui previsão para se efetivar.
Devido a criticidade da situação, que não há previsão para se normalizar, mais do que nunca a população de Pinto Bandeira deve fazer um uso racional da água e evitar desperdícios.