Comportamento

Moradores da Zona Norte de Caxias reclamam da qualidade da água fornecida pelo Samae

O Samae, ressalta que que a água, embora com sua coloração alterada, é potável.

Foto: Especial/Leouve
Foto: Especial/Leouve

Os moradores dos bairros da Zona Norte de Caxias estão descontentes com a qualidade da água fornecida pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) nos últimos 15 dias. A cor amarelada e o cheiro forte além de provocar apreensão quanto ao uso para lavar roupas também traz desconfiança em relação ao consumo.
Em fotos enviadas por leitores do Portal Leouve mostram a água escura dentro de recipientes. Existem também reclamações de consumidores que afirmam ter limpado a caixa d’água por duas vezes durante essa quarentena para poder consumir a água do reservatório.

De acordo com Vera Lúcia Libardi, 63 anos, moradora do bairro Fátima, ela começou a notar diferença na cor e gosto da água há cerca de 20 dias. “Não dá para lavar roupas brancas e não tô nem usando para fazer comida”, conta.

De acordo com o diretor do Samae, Angelo Barcarolo, a causa da mudança na coloração da água vinda da represa Mestra foi analisada pelos técnicos responsáveis da Autarquia. “Há dias a cor da água vem sendo afetada em face do baixo nível da barragem do Sistema Maestra. O Samae está atuando para a solução do problema, cujas ações já iniciadas ” conta.

O Samae visando minimizar os impactos quanto ao abastecimento da população atuará em horários alternativos pretendendo o pronto restabelecimento da água. A Autarquia informa que a água, embora com sua coloração alterada, é potável.

Ações da autarquia para melhorar a qualidade da água:
– Parte do sistema Maestra já está sendo abastecido pelo sistema Faxinal e Marrecas;
– Procedemos com as descargas de rede sistematicamente para a sua limpeza.

No momento a Maestra apresenta uma redução do nível em que normalmente opera, devido à estiagem que assola o Estado. Quando ocorrem mudanças nos níveis, são necessárias alterações na forma de captação e tratamento, afim de se evitar danos estruturais na rede e emissão de partículas que possam ser projetadas na tubulação durante a distribuição de água. Este procedimento já foi realizado pelo Samae.

Outras três ações estão programadas para os próximos dias e podem impactar no abastecimentos em alguns bairros:

Dia 19/05: Será realizada a limpeza do decantador;
Dia 20/05: Será realizada a limpeza geral da adutora;
Dia 25/05: Limpeza do reservatório da ETA Cesleste Gobbato – neste dia haverá interrupção, sendo que a normalização será durante todo o dia 25 até a madrugada do dia 26/05.

Bairros atendidos pelo Sistema Maestra:

Belo Horizonte
Beltrão de Queiroz
Cânyon
Centenário
Cinquentenário
Cohab
Colina Sorriso
Covolan
Garbin
Jardim do Sol
Jardim Embaixador
Jardim Itália
Jardim Santa Lúcia
Luxor
Mattioda
Moinhos de Vento
Moinho Germani
Monte Castelo
Nossa Sra. da Saúde
Nossa Sra. da Paz
Nossa Sra. de Fátima
Parque dos Vinhedos
Parque Oásis
Pio X
Pioneiro
Pôr-do-Sol
Reolon
Santa Catarina
Santa Fé
Santo Antônio
São José
São Luiz
São Pelegrino
Tijuca
Universitário
Vale Verde
Veneza
Vila Industrial
Vila Ipê