Cidades

Moradores da Serra Negra cobram pavimentação da estrada de acesso para a comunidade, em Flores da Cunha

"Não queremos conflitar com o prefeito, mas queremos mostrar a nossa indignação com a situação da nossa estrada", disse morador

Foto: Lucas Brito | RSCOM
Foto: Lucas Brito | RSCOM


Uma faixa chama atenção de quem passa por uma das localidades do interior de Flores da Cunha. Alguns moradores estão cobrando da Prefeitura que seja feito asfalto na Estrada da Comunidade de Serra Negra. O assunto já foi pauta da Câmara de Vereadores nas últimas sessões.

A reportagem do Grupo RSCOM foi até a comunidade e conversou com os moradores. Na oportunidade 12 famílias estavam representadas. O aposentado e morador a oito anos na Serra Negra, Jatir Mosquer, afirmou que a faixa foi colocada em comum acordo com a comunidade. “Não queremos conflitar com o prefeito, mas queremos mostrar a nossa indignação com a situação da nossa estrada. Houve um comprometimento da gestão atual de abrir as estradas. Estão sendo feito obras em microrregiões que não interligam a comunidades. E nós estamos abandonados”, afirmou o morador.

De acordo com Jatir, a região é pequena e não são muitos moradores, mas são sete vinícolas, além de um parque. “Turistas de toda região vem aqui e nós temos uma estrada precária. Nós queremos que a Administração assuma o compromisso com a nossa comunidade. Só tem essa e mais uma comunidade em São Caetano que não é interligada por asfalto. Estão sendo feitas obras em outros lugares e a nossa comunidade está de lado”, sublinhou Jatir.

O trecho completo que precisa ser asfaltado, conforme Jatir, é de dois mil e 600 metros, aproximadamente, incluindo o acesso às vinícolas.

O que diz o Executivo

A reportagem também procurou a Prefeitura de Flores da Cunha. Sobre a manifestação dos moradores da Serra Negra, o prefeito Cesar Ulian afirmou que  “o que nos comprometemos com a comunidade foi em trabalhar, e trabalhar muito. Podemos afirmar que na época da campanha não prometemos essa pavimentação. Mas conversamos com a comunidade após a eleição. Já tem um pré-ajuste para fazermos o alargamento dessa via num primeiro momento“, disse Ulilan.

Conforme o chefe do Executivo de Flores da Cunho, o diálogo está ocorrendo com as lideranças da comunidade. “O alargamento é para o escoamento da produção. Depois, num segundo momento voltaremos a conversar sobre uma possível pavimentação ou do trecho que poderá ser pavimentado e das etapas”, acrescentou o prefeito.

Sobre uma afirmação que está na faixa, Ulian contesta e afirma que a estrada da Serra Negra não é única que está precisando de asfalto, e que o município tem muitas demandas, as quais precisam ser levadas em conta.