Uma moradora do bairro Cruzeiro, Zona Leste da cidade, levou um susto ao receber a última conta de água fornecida pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), em Caxias do Sul.
Nos dois últimos meses a mulher que reside na Rua Sírius, recebeu as faturas nos valores de R$ 109,03 com vencimento no dia 17 de abril e R$ 96,74, com vencimento em 17 de maio. Entretanto, a fatura do próximo mês de junho chegou com o valor de R$ 433,84, ou seja, com acréscimo de 424% em relação as outras cobranças.
De acordo com a leitora do Portal Leouve, que não quis se identificar na matéria, em média nos outros meses os valores também não eram tão altos como o cobrado para o próximo mês.
“Geralmente gastamos em torno de R$150,00. Agora veio esse valor. Na minha irmã veio quase R$2.500, e ninguém explica nada”, conta.
A leitora ainda revela que fez uma pesquisa em suas redes sociais e ficou sabendo de outros usuários que também tiveram acréscimos nas faturas. Em contato com o diretor do Samae, Ângelo Barcarolo, a explicação para o aumento nas contas é devido a prevenção do coronavírus.
A nota emitida pela autarquia diz que em razão da pandemia houve a decisão de suspender o serviço de coleta de leitura e entrega das faturas de água e esgoto.
Deste modo, as faturas com vencimento a partir de 11 de abril de 2020 foram geradas por média aritmética dos três últimos consumos.
Ainda conforme a nota, no último dia 08 de maio, o SAMAE retornou com os serviços de coleta de leitura e entrega das faturas de água e esgoto, conforme previsto no Decreto Municipal, com a metade do efetivo dos leituristas. Assim, as faturas com vencimento a partir de 25 de maio, na proporção de 50% foram geradas pela média de consumo e parte cobradas pelo efetivo gasto no período.
Confira a nota do Samae:
“Os usuários que não receberam a conta em razão do efetivo reduzido podem retirar a segunda via resumida pelo site do Samae. Aqueles consumidores que tiverem a leitura menor do que a média realizada em abril e maio de 2020 em decorrência do COVID-19 e que tiverem quitados eventuais valores maiores não precisam vir até o Samae, pois os valores cobrados a mais serão creditados nas contas futuras. Esta medida visa diminuir a aglomeração de pessoas.
As divergências de consumo em razão de um consumo maior nas médias aplicadas são passíveis de revisão mediante protocolo de processo administrativo, que poderá ser feito via WhatsApp (54) 9 9148.4373 e (54) 9 9143.3559, ou atendimento presencial na Seção de Atendimento sito a Rua Pinheiro Machado, 1631, das 09 às 16 horas, lembrando que o atendimento digital é considerado a melhor alternativa em tempos de pandemia.
Por fim, salientamos que a partir 01/06/2020 os serviços de coleta de leitura e entrega das faturas de água e esgoto, estarão sendo efetivados em sua totalidade, resolvendo assim os casos de reclamação dos consumidores pelas médias de consumo aplicada, bem como das faturas que serão entregues.”