A caxiense Silvia Adriana Andreatta, trabalha com alguns projetos voluntários, em prol de pessoas em situação de vulnerabilidade. Com o tempo, os voluntários fixos que a apoiavam acabaram tomando outros rumos, além disso a pandemia fez com que as pessoas atendidas aumentassem, mas, as condições de manter tudo isso diminuíram.
Os principais trabalhos da Silvia são a Sopa Solidária, já fazem 13 anos que ela produz alimentos em sua residência e depois distribuí a moradores de rua durante a noite. “Faço a sopa lá em casa, boto nas caixinhas, levo sozinha, distribuo nas noite, nas madrugadas, faço esse trabalho”. Inicialmente a mulher tinha uma equipe de voluntários que a ajudavam nos trabalhos, porém neste momento quem a acompanha é os filhos, noras e marido.
Outro projeto, bem interessante comandado pela família Andreatta é o Caxias Sem Frestas. Neste caso a Silvia recolhe caixas de leite, que seriam descartas muitas vezes até indevidamente pela população e as transforma em placas. A moradora de Caxias, utiliza grampos para unir caixas abertas e formar as placas. Estas estruturas fazem a forração em casas de madeira de pessoas carentes, onde as frestas entre as madeiras permitem a entrada de animais, chuva, vento, entre outras coisas.
Com a chegada do frio, a demanda da família aumentou, com o passar dos anos ela se tornou conhecida pelos seus projetos e muitas pessoas a buscam para pedir ajuda. Ainda, a pandemia agravou a situação financeira de muitas famílias, inclusive a dela. Entretanto, Silvia não pretende parar com seus projetos, por isso pede ajuda de toda a população caxiense.
Silvia Adriana Andreatta, busca por voluntários, pessoas interessadas em ajudar na preparação de alimentos, entregas destas jantas a noite e para a produção das placas com caixinhas de leite. Ainda, a moradora solicita doações de alimentos para poder dar continuidade as suas sopas e caixas de leite vazias.
Os interessados em ajudar ou conhecer o trabalho realizado pela Silvia, pode entrar em contato com ela pelo telefone (54) 9.9105-7068, ou pela página do Facebook: Sopa Solidária Da Siu Ajuda ao próximo.