Golpistas se utilizam do “Golpe do Amor” para tirar informações ou dinheiro de internautas que buscam por um relacionamento amoroso nas plataformas digitais. São inúmeras artimanhas utilizadas para atrair as vítimas.
Um caso frequente, que tem sido verificado na região, são de solicitações de amizade nas redes sociais, de homens e mulheres, que se dizem ser norte-americanos. Em alguns casos, afirmam ser militares e criam um verdadeiro roteiro para envolver e convencer as vítimas.
Em Carlos Barbosa, um homem, de 43 anos, registrou ocorrência da Delegacia de Polícia após cair em um golpe similar e perder R$ 3 mil. De acordo com relatos, ele estaria se relacionando de forma virtual, com uma suposta mulher dos Estados Unidos. Em certo momento, após dias de bate-papo pelas redes sociais, a falsa namorada disse que enviaria para ele 10 mil dólares. No entanto, ante disso, o homem teria que depositar o valor de R$ 3 mil para ela conseguir resolver alguns trâmites e efetuar a transferência. Após realizar a transação bancária, a vítima notou se tratar de um golpe e registrou o fato na Delegacia de Polícia.