A cidade de Monte Belo do Sul inovou ao assinar na sexta-feira um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento do enoturismo com a região de Saloia, em Portugal. O termo é entre a Associação dos Viticultores de Monte Belo do Sul, a Aprobelo e a Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região de Savoia, (A2S). A região fica cerca de 40 quilômetros de Lisboa e a articulação/aproximação teve a participação da consultora Ivane Fávero. Para a celebração vieram ao Brasil Marcia Mendes, Diretora Executiva da A2S, José Diogo, Técnico Superior, Florbela Baptista, Responsável pelo projeto do enoturismo no município de Loures e Francisco Rico, Presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa passaram a semana conhecendo Monte Belo do Sul, mas também Flores da Cunha e Garibaldi. Pela Aprobelo a assintura foi do presidente Aristides Fantin. (na foto com Rico e o prefeito Adenir Dallé).
A assinatura ocorreu em meio à cerimônia de lançamento da segunda edição do Festival Viene Vivere La Vita, que ocorrerá em 15 e 16 de novembro. Na ocasião o coral adulto e o infantil do projeto “Monte Belo: Música, Canto e Dança”, promovido pela Secretaria de Cultura do Município e reconhecido em prêmios estaduais de gestão pública.
SINALIZAÇÃO
Outro momento da noite foi a apresentação da nova sinalização turística do município, Serão mais de 100 placas, algumas de boas vindas, outras de sinalização dos empreendimentos e as indicativas de caminho. O projeto teve a participação da iniciativa privada sendo bancado em 70% de seu custo total pela Sicredi Serrana. O presidente da cooperativa, Marcos Balbinot participou do evento e se disse feliz pela parceria. Lembrou a grande participação dos montebelenses na Sicredi que também financiou as roupas do Coral Infanto Juvenil da cidade.