Cidades

Montagem da nova balsa de travessia do Rio Taquari, entre São Valentim do Sul e Santa Tereza, deve terminar nesta semana

Os próximos passos são as vistorias da Marinha do Brasil e da Secretaria de Logística e Transportes. Até o fim de julho, a balsa deve voltar a operar

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

A nova balsa de travessia do Rio Taquari, que ligará São Valentim do Sul a Santa Tereza, está em fase avançada de montagem. A empresa responsável pela obra, Lacel Soluções em Serviços, prevê a conclusão do trabalho ainda nesta semana.

Segundo a Secretaria de Logística e Transportes (Selt) do Governo do Rio Grande do Sul, a liberação da nova balsa depende de vistorias da Marinha do Brasil e da própria Selt. Dessa forma, a expectativa é que a balsa volte a operar até o final de julho.

A nova embarcação possui dimensões de 24 metros de comprimento por 9 metros de largura, totalizando uma área de 216 metros quadrados. Inicialmente, a balsa terá capacidade para transportar até 15 veículos leves, uma redução em relação à balsa anterior que comportava até 30 veículos. Esta diminuição temporária na capacidade foi autorizada até que novos módulos sejam produzidos e acoplados, permitindo o transporte de um número maior de veículos no futuro.

Nova Ponte Sobre o Rio Taquari

A balsa é uma solução provisória do governo do estado para mitigar a ausência da Ponte sobre o Rio Taquari, na ERS-431. No dia 2 de maio, foi publicado o edital de licitação para a construção da nova ponte. A abertura das propostas está marcada para 26 de julho, daqui 10 dias.

Após a abertura das propostas, será seguido o prazo para a apresentação dos documentos de habilitação pela empresa vencedora. Em seguida, haverá um período para possíveis recursos das demais concorrentes. Na ausência de recursos, a empresa vencedora será homologada e o processo de assinatura do contrato será iniciado. Se não houver impedimentos, a ordem de serviço, que inclui o projeto básico, o projeto executivo e a execução da obra, deverá ser expedida em meados de agosto.

Leia também: Daer trabalha para liberar a ERS-431, em Bento Gonçalves e São Valentim do Sul