Política

Moção de Aplauso a Bombeiros e projeto polêmico em votação na Câmara de Bento

Permuta de área de terras entre o município e empresa privada volta para votação após um pedido de vistas

Moção de Aplauso a Bombeiros e projeto polêmico em votação na Câmara de Bento

Retirada de pauta na semana passada, hoje vai à votação a Moção que homenageia a atuação dos bombeiros em ação de salvamento durante a cheia do Rio Taquari em julho.

Proposta pela Bancada Progressistas a hoenagem relata a força-tarefa do Corpo de Bombeiros na Serra, que salvou vidas, em especial a de um casal de idosos e de uma cuidadora no município de Santa Tereza. O resgate de Davino José e Mercinda Michelon, 90 e 85 anos, respectivamente, contou com uso de barco, trem, carreta de trator, além de esforço braçal dos agentes. A casa onde eles estavam fica no distrito de Campinhos e, segundo o comandante da 3ª Companhia Especial dos Bombeiros Militar em Bento Gonçalves, Major Márcio Batista, ficou totalmente ilhada com a cheia do Rio Taquari. AMoção de Aplauso, destaca os bombeiros que atuaram no salvamento do casal: 2° Sargento Pablo Guerra Maria, 2° Sargento Mauro Marfins Carvalho, Soldado Thiago Chocho Barreto e o Soldado Vagner Ribeiro Pietro. Eles deverão estar na Câmara juntamente com o Major Batista, que é o comandante do Corpo de Bombeiros.

Seis matérias, todas de autoria do Poder Executivo, também serão votadas nesta terça-feira. São três são projetos de lei autorizando o município a abrir créditos especiais. O PLO nº 19/2020, que tem por finalidade dotar o Município de legislação básica para propiciar a participação de membros da comunidade como voluntários em ações desenvolvidas nas áreas culturais, educacionais, científicas, recreativas, de assistência à pessoa e outras nas quais o Município tem atuação.
Finalmente o PLO nº 45/2020, que prevê a permuta de duas áreas de terras de propriedade do Município de Bento Gonçalves, com quatro áreas de terras de propriedade da Lex Empreendimentos Imobiliários Ltda. Este projeto foi alvo de pedidodevistas e retirado de votação semanas atrás porque alguns vereadores queriam se cerificar melhor quanto ao interesse do municípioe valores de cotação. Embora com bvotos contrários, a exectativa é de que a troca seja aprovada.
A Sessão ordinária inicia às 15 horas, e terá transmissão ao vivo pelos canais da TV Câmara Bento (Facebook e Youtube).