A cidade de Flores da Cunha realizou uma audiência pública para tratar sobre o Plano de Mobilidade. A atividade ocorreu na noite desta quarta-feira (29) no Espaço Cultural São José. Conforme a organização, esta é uma primeira etapa para a sensibilização da comunidade e foi conduzida pelos técnicos da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
“Falamos um pouco sobre plano de mobilidade e trouxemos perguntas que motivem as pessoas a participarem. Que estimule a pensarem e entenderem as questões sobre mobilidade em Flores da Cunha. Pensar a cidade a partir do pedestre e do ciclista, que são questões para se ter uma sociedade mais sustentável e com menos poluição”, comentou o professor da Universidade de Caxias do Sul, Rafael Rosa.
A secretária de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, Rosiane Machado Prdella é quem está conduzindo os trabalhos. “Essa noite foi bem importante para iniciar o processo, ouvir demandas e juntar a visão da Administração Municipal com os anseios da comunidade, para um bem maior”, afirmou a secretária.
O próximo passo, conforme Rosiane, é o levantamento de dado e verificar o que funciona e o que não funciona. O objetivo da próxima etapa é diagnosticar como está a cidade no que se refere à mobilidade e posteriormente apresentar a população local.
No que se refere ao plano, o objetivo indicar melhorias tanto na área urbana quanto rural do município. Além disso, visa reduzir o impacto ambiental e dar mais fluidez aos espaços, adequando fluxos de veículos, cargas, pedestres, ciclistas, entre outros temas.