Comportamento

Mobi Caxias solicita duplicação da Rota do Sol, entre Caxias do Sul e Tainhas

Foto: Reprodução Jovem Pan
Foto: Reprodução Jovem Pan

A Associação Mobi Caxias está trabalhando em diversas pautas para auxiliar no avanço da Serra Gaúcha, dentre eles a duplicação da RSC-453, a Rota do Sol, entre o bairro Santa Fé, em Caxias do Sul, até o distrito de Tainhas, em São Francisco de Paula, compreendendo 101 quilômetros. Para explanar melhor esses projetos o diretor executivo, Rogério Rodrigues, participou da programação da Jovem Pan Serra Gaúcha.

Rodrigues esclareceu que a Mobi Caxias acompanha atualmente os projetos de implantação do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, em Vila Oliva no interior de Caxias do Sul, do porto na praia de Rondinha, em Arroio do Sal e da estação rodoferroviária de Vacaria. Para ligar todos esses novos pontos o Rio Grande do Sul precisa de um rodovia que comporte o tráfego os veículos pesados. Pensando nisso, a Mobi Caxias, segundo o diretor executivo, já criou o projeto Rota do Sol 2040, onde apresenta estudos técnicos e financeiros que viabilizam a duplicação da Rota do Sol.

O governo gaúcho, por meio da Secretaria de Parcerias Público-Privadas, o Ministério de Infraestrutura e a Empresa de Planejamento e Logística do Brasil, já receberam essa documentação.

Rogério Rodrigues salientou ainda que a posição da Mobi Caxias é favorável para a implantação de pedágios na Serra Gaúcha. A entidade participou do Bloco 3 na discussão do novo modelo de concessão. Rodrigues comenta que todos os projetos que a Mobi participa tem uma equipe técnica que avalia as viabilidades financeiras, técnicas e o comprometimento com o meio ambiente.

Para conhecer os projetos que o Mobi Caxias trabalha atualmente, a população pode acessar o site da entidade.

Confira aqui a entrevista completa com o representante da Mobi Caxias: