Familiares e amigos das vítimas da tragédia do voo JJ3054, da antiga companhia aérea TAM, organizam atos em Porto Alegre para relembrar os 17 anos da tragédia. Em julho de 2007 o acidente aéreo matou 199 pessoas. O AirBus A32 saiu do Aeroporto Salgado Filho na capital com destino à Congonhas, em São Paulo, mas não conseguiu frear, colidindo com um depósito de cargas da TAM Express, próximo a um posto de combustível, e explodiu.
Nesta quarta-feira (17), uma missa será celebrada em memória das vítimas na Catedral Metropolitana, no Centro de Porto Alegre, às 18h. Já no domingo (21), ato de oração será realizado no Memorial Largo da Vida, localizado na rotatória da Avenida Severo Dullius, próximo ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, às 15h.
O acidente resultou na morte de todos os 187 passageiros e tripulantes a bordo, além de mais doze pessoas em solo. Entre as vítimas estavam dois diretores de um vinícola de Bento Gonçalves, Carlos Gilberto Zanotto e Ivalino Bonatto. Também estavam no voo Carlos Roberto Rockenbach, diretor de uma indústria de Caxias do Sul e Silvan Stumpf, gerente-comercial de uma loja de confecções em Bento Gonçalves. Já Jaqueline Cardoso Dias era natural de Caxias do Sul e administrava uma filial de uma escola em Novo Hamburgo.