Caxias do Sul

Missa e procissão de Corpus Christi reúne milhares de fiéis no centro de Caxias

Missa e procissão de Corpus Christi reúne milhares de fiéis no centro de Caxias

A celebração de Corpus Christi em Caxias do Sul reuniu milhares de pessoas na Praça Dante Aligheri. Na tarde nublada desta quinta-feira, dia 31, aproximadamente 4 mil fiéis participaram das atividades promovidas pela Mitra Diocesana.

Bispo Dom Alessandro, chamou a atenção para o atual momento da política no país. Fotos: Mauro Teixeira A programação de Corpus Christi em Caxias do Sul iniciou com uma missa celebrada pelo Bispo Dom Alessandro Ruffinoni. No sermão, o bispo chamou a atenção dos fiéis para a atual situação política e econômica do país e em uma entrevista depois da celebração reforçou o pedido de calma aos fiéis. “Devemos ter calma nesse momento e lembrar que em outubro teremos a oportunidade de mudar o que está aí através do exercício democrático do voto”, afirma.

Após a missa, houve uma procissão com o Santíssimo Sacramento no entorno da Praça Dante Aligheri, saindo da rua Sinimbu, acessando a Dr. Montaury e a Júlio de Castilhos, até retornar à Sinimbu pela Marquês do Herval.

A reza final foi dedicada ao Brasil, pelo momento triste que marca o país com a crise no abastecimento e o aumento da pobreza. Durante o ato final, Dom Alessandro afirmou que os setecentos cobertores doados a igreja para a realização da procissão serão doados para entidades carentes do material e também para os moradores de rua da cidade.

Significado da data

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

Origem do Corpus Christi

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.