O prazer de brindar se tornou a máxima do ano da jovem e madura Vinícola Miolo. Seus 30 anos vem sendo comemorados dia a dia com muitos lançamentos e conquistas que não param de chegar. Como num assemblage, a marca equilibrou qualidade, consistência, inovação, respeito ao consumidor, responsabilidade social e ambiental, receita que lhe rendeu o título de Vinícola do Ano 2019, concedido pela ViniBraExpo, maior festival de vinhos brasileiros.
O idealizador e curador da ViniBraExpo, Gustavo Guagliardi Pacheco, comenta que a distinção é fruto de uma avaliação institucional e que o resultado é o termômetro da atuação da Miolo. “Acompanhamos o trabalho e o quanto a Miolo vem fazendo pelo setor do vinho brasileiro, aqui e lá fora. O movimento no posicionamento da marca, sua supra segmentação e presença são inquestionáveis. A ViniBraExpo, como maior concurso de vinhos brasileiros fora do Rio Grande do Sul, apenas reconhece o conjunto da obra que expõe as boas práticas e a grande qualidade dos vinhos e espumantes da marca”, destaca.
Para o enólogo Adriano Miolo, diretor superintendente da Vinícola Miolo, esta conquista não poderia chegar num melhor momento. “Estamos comemorando os 30 anos da Miolo e celebrar esta data com esta conquista num evento tão respeitado e prestigiado como a ViniBraExpo só nos enche de orgulho”, comemora.
Por trás de cada vinho e vinícola sempre existe um ou mais enólogos. No caso da Miolo, são 26. Um deles, o português Miguel Almeida, brasileiro por opção, também foi homenageado pela ViniBraExpo com o prêmio de Personalidade do Ano 2019 para o Vinho Brasileiro. A deferência expressa a paixão de Miguel pelos vinhos brasileiros, que segue focado na qualificação, promoção e valorização da produção nacional.
Ainda na ViniBraExpo, a Miolo conquistou 27 premiações no Wines of Brazil Awards 2019, sendo a marca de vinhos mais premiada no concurso com destaque para o Miolo Single Vineyard Riesling Johannisberg 2018 e o Miolo Late Harvest 2012 Viognier Gewurztraminer, eleitos os melhores nas categorias Riesling do Brasil e Branco de Sobremesa do Brasil, respectivamente.
Sobre a Miolo
De gole em gole, a Miolo chega aos 30 anos como a vinícola brasileira com maior presença no mundo, exportando para mais de 30 países de todos os continentes. É o maior exportador de vinhos finos do Brasil. De 30 hectares em 1989, a Miolo cultiva hoje, 30 safras mais tarde, cerca de 950 hectares de vinhedos em quatro terroirs brasileiros: Vale dos Vinhedos (Serra Gaúcha), Seival/Candiota (Campanha Meridional), Almadén/Santana do Livramento (Campanha Central) e Terranova/Casa Nova (Vale do São Francisco), sendo a única empresa do setor genuinamente brasileira com atuação em quatro diferentes regiões produtoras. Com uma produção anual de cerca de 10 milhões de litros, é a marca que detém o maior portfólio de rótulos verde amarelos, exibindo centenas de prêmios conquistados no mundo inteiro. O pioneirismo na elaboração dos vinhos se estendeu para o enoturismo, onde a marca gera experiência, aproximando e formando novos apreciadores da bebida. Assim é no Vale dos Vinhedos com o Wine Garden Miolo, assim é no Vale do São Francisco com o Vapor do Vinho pelo Velho Chico, onde a Miolo transformou o sertão em vinhedo. Este mesmo espírito empreendedor que fez da pequena vinícola familiar a maior produtora de vinhos finos do Brasil em apenas 30 safras, é que move gerações e aproxima quem sonha de quem quer fazer.
A maior produtora de vinhos finos do Brasil vem brindando a data com uma série de lançamentos. Até o final do ano, entre novos rótulos e novas safras, serão 19 novidades, chegando a 112 rótulos.