Eventos Climáticos

Ministros e Governador sobrevoam áreas atingidas por ciclone no RS

Fenômeno já provocou oito mortes no Estado

Ministros e Governador sobrevoam áreas atingidas por ciclone no RS

Os ministros da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, e o governador Eduardo Leite fizeram um sobrevoo na manhã deste sábado pelas áreas atingidas pelo ciclone no Rio Grande do Sul. Os representantes do governo federal chegaram hoje em Caraá e buscam construir ações de socorro aos Estados. Até o momento, oito pessoas morreram no RS e 19 permanecem desaparecidas. Segundo a Defesa Civil, são 2.330 desabrigados e 602 desalojados em 40 municípios gaúchos.

Durante a visita em Caraá, Leite afirmou que obteve informações do prefeito da cidade, Magdiel Silva, de 50 casas completamente destruídas após a passagem do ciclone.

“Vamos fazer uma grande união de esforços para reconstrução (da cidade), restabelecer a ordem e dar assistência para aquelas famílias, especialmente as que ficaram em situação mais vulnerabilizada”, destaca.

Para Leite, o foco em um primeiro momento é na busca a desaparecidos e ajuda aos afetados pelo ciclone, e após isso os trabalhos serão mais focados em questões estruturais no município. O governador ressalta que aportes do governo estadual e federal não faltarão para a recuperação da cidade.

Governo estuda programa emergencial para ajudar famílias com perdas materiais com o ciclone no RS

O governador Eduardo Leite, em coletiva neste sábado em São Leopoldo, afirmou que estuda juntamente com o governo federal algum programa emergencial de ajuda a famílias com perdas materiais após a passagem do ciclone no Rio Grande do Sul. O chefe do Executivo estadual determinou um levantamento para identificar em quais municípios estão as famílias em situação de vulnerabilidade de modo a efetuar a ajuda.

Para a realização do programa “rápido”, como definiu o governador, é analisada a possibilidade de ele ser intermediado pelo Bolsa Família ou pelo Cartão Cidadão. Leite ressaltou que o governo federal está mobilizado em ajudar o RS e em um primeiro momento o foco dos trabalhos é nas pessoas, mas questões estruturais após o ciclone estão também sendo verificadas e levantadas juntamente das equipes de trabalho.