Negócios e Mercado

Ministro das Comunicações afirma que todos os celulares feitos no Brasil terão rádio FM

Ministro das Comunicações afirma que todos os celulares feitos no Brasil terão rádio FM

Na última sexta-feira (15), o ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou que os celulares produzidos no país terão rádio FM instalado. O anúncio foi feito em evento promovido pela Tribuna de Comunicação e Fecomércio, em Natal, no Rio Grande do Norte.

De acordo com o ministro, os celulares produzidos no país não precisarão mais de conexão com internet para que a programação de emissoras sejam ouvidas. Contudo, maiores detalhes sobre como será efetuada a ativação dos chips não foram anunciadas.

Projeto de lei
A demanda da instalação de rádio FM em smartphones é antiga. Desde 2017, um Projeto de Lei tramita na Câmara dos Deputados. O projeto impõem que fabricantes produzam aparelhos telefônicos com a capacidade de sintonizar emissoras de rádio sem a necessidade de conexão com internet.

O PL enfrenta contrariedade por alguns segmentos da indústria, uma vez que entidades entendem que a obrigatoriedade “fere o princípio da livre iniciativa estampado na Constituição Federal de 1988, bem como na recém aprovada Lei da Liberdade Econômica, que prevê a presunção de liberdade no exercício de atividades econômicas contra o abuso regulatório”.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), isso poderá dificultar a entrada de aparelhos celulares produzidos em outros países, no Brasil.

Foto: SindiRádio/Divulgação