
O Ministério Público de Bento Gonçalves entregou mais de 70 smartphones para estudantes da cidade e municípios vizinhos. A ação é decorrente do Projeto Alquimia II que prevê a distribuição de celulares apreendidos para alunos da rede pública. No último dia 29 de setembro a promotora Carmen Lúcia Garcia fez a entrega para seis alunos do Colégio Estadual Dona Isabel.
Os alunos contemplados com os smartphones são crianças e adolescentes que possuem deficiências físicas e ou intelectuais, conforme a promotora explica. Ainda no dia da entrega, Carmen revelou que “a expressão nos rostinhos dos alunos quando recebem os aparelhos, curiosos com os recursos disponíveis, demonstra o quão importante isso é pra eles. É um reconhecimento e, ao mesmo tempo, um presente que eles estão recebendo. Essa entrega que estamos fazendo hoje é muito especial, porque esses celulares serão utilizados por crianças e adolescentes que têm deficiências múltiplas, físicas, intelectuais, que vão poder, além dos recursos que já são disponibilizados na escola, acessar de casa as plataformas disponibilizadas para esse público”, revela.
Além dos presenteados durante o dia 29 no Dona Isabel, quatro alunos vão receber durante o turno de aula. Na oportunidade, outros 62 aparelhos foram entregues à 16ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE) para que sejam repassados a estudantes de escolas públicas dos municípios de Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Monte Belo do Sul e Santa Tereza.
Estes aparelhos são provenientes de apreensões das forças de segurança do Rio Grande do Sul na rede prisional e em outros contextos de criminalidade. Antes de serem entregues às crianças e adolescentes, os smartphones são restaurados, formatados e aplicativos específicos são instalados através de parcerias com universidades do estado.