Bento Gonçalves

Ministério Público de Bento Gonçalves distribui mais de 70 smartphones para estudantes

Imagem: Ministério Público
Imagem: Ministério Público

O Ministério Público de Bento Gonçalves entregou mais de 70 smartphones para estudantes da cidade e municípios vizinhos. A ação é decorrente do Projeto Alquimia II que prevê a distribuição de celulares apreendidos para alunos da rede pública. No último dia 29 de setembro a promotora Carmen Lúcia Garcia fez a entrega para seis alunos do Colégio Estadual Dona Isabel.

Os alunos contemplados com os smartphones são crianças e adolescentes que possuem deficiências físicas e ou intelectuais, conforme a promotora explica. Ainda no dia da entrega, Carmen revelou que “a expressão nos rostinhos dos alunos quando recebem os aparelhos, curiosos com os recursos disponíveis, demonstra o quão importante isso é pra eles. É um reconhecimento e, ao mesmo tempo, um presente que eles estão recebendo. Essa entrega que estamos fazendo hoje é muito especial, porque esses celulares serão utilizados por crianças e adolescentes que têm deficiências múltiplas, físicas, intelectuais, que vão poder, além dos recursos que já são disponibilizados na escola, acessar de casa as plataformas disponibilizadas para esse público”, revela.

Imagem: Ministério Público

Além dos presenteados durante o dia 29 no Dona Isabel, quatro alunos vão receber durante o turno de aula. Na oportunidade, outros 62 aparelhos foram entregues à 16ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE) para que sejam repassados a estudantes de escolas públicas dos municípios de Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Monte Belo do Sul e Santa Tereza.

Estes aparelhos são provenientes de apreensões das forças de segurança do Rio Grande do Sul na rede prisional e em outros contextos de criminalidade. Antes de serem entregues às crianças e adolescentes, os smartphones são restaurados, formatados e aplicativos específicos são instalados através de parcerias com universidades do estado.