Milhares de usuários do Twitter estão perdendo o seu “selo de verificado” nesta quinta-feira (20). Essa foi uma das primeira medidas anunciadas por Elon Musk tão logo assumiu o comando da Rede Social. Entretanto, essa ação demorou para iniciar.
Assim que adquiriu o micro blog em outubro de 2022, o bilionário afirmou que o Twitter precisava de novas fontes de receitas, anunciando a criação do “Twitter Blue”, em que para ter o selo de verificado os usuários precisam pagar um valor mensal de R$40. “(…) vai democratizar o jornalismo e empoderar a voz das pessoas”, disse o empresário ainda no ano passado. Dessa forma, apenas que adquirir essa modalidade será verificado na Rede Social.
Hoje pela manhã jornalistas, celebridades e atletas perderam os seus selos de verificado. Dentre eles o astro português Cristiano Ronaldo, a cantora Lady Gaga e o criador da Microsoft, Bill Gates. Nem mesmo o criador do Twitter, Jack Dorsey, passou impune pela medida. Por outro lado, a de Elon Musk segue intacta com o “verificado”.
Verificado do Twitter
O selo de verificado foi implementado no ano de 2009 no Twitter. A funcionalidade era uma forma de comunicar a autenticidade de uma conta no micro blog. Assim, haviam alguns pré-requisitos para que os usuários pudessem ter a verificação, e garantia uma notoriedade a alguns perfis, e também comprovava que realmente se tratava daquela pessoa.