De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura de Caxias do Sul, mais de 45 mil pessoas prestaram homenagens a parentes e amigos sepultados nos Cemitérios Públicos Municipais I e II (Cemitério do Rosário), nesta sexta-feira (02), Dia de Finados. A prefeitura organizou uma série de serviços para atender a comunidade ao longo do dia, com segurança da Guarda Municipal, distribuição de água do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), esquemas especiais de trânsito, coordenados pela Fiscalização de Trânsito, além de limpeza com a Codeca e liberação para o comércio de flores e velas no entorno. A visitação nos dois locais é liberada todos os dias do ano, das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia.
A Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) organizou um ponto especial para embarque e desembarque de ônibus do transporte coletivo urbano próximo ao cemitério e um ponto de táxi (livre) na rua Júlio Augusto Ruzarin, no Largo Formolo. A Linha 86 – Circular Central teve alteração no itinerário, se deslocando até o Cemitério Público Municipal e retornando em direção à Estação Rodoviária. Já a Linha 53 – Centenário/Parque Oásis e a Linha 17 – Bela Vista atenderam os visitantes do Cemitério Parque e São Virgílio, respectivamente.
O efetivo da Guarda Municipal (GM) segue até domingo (04/11) com 12 servidores a cada seis horas de serviço, com foco nos dois cemitérios municipais. Haverá rondas a pé, no interior das unidades, e nos arredores, com apoio da guarnição de motos. A prefeitura disponibiliza, ainda, 10 banheiros químicos divididos nos dois cemitérios.
Cuidados contra o mosquito Aedes aegypti
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Vigilância Ambiental, orienta a população para não deixar nos cemitérios recipientes que possam acumular água. Com o aumento das chuvas e da temperatura nesta época do ano, pode haver a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus.
A SMS sugere que a comunidade utilize vasos com flores plantadas na terra; não deixe pratos embaixo dos vasos; retire embalagens que envolvem os vasos e/ou flores; não utilize plantas que acumulem água nas folhas, como as artificiais e as bromélias; e não deixe sobre o jazigo nenhum outro objeto que possa acumular água.
Os cemitérios são visitados regularmente pela equipe da Vigilância Ambiental, pois são considerados pontos estratégicos para o combate ao Aedes aegypti.