Cidades

Milhares de pessoas participam da missa de Corpus Christi, em Flores da Cunha

A Praça da Bandeira recebeu aproximadamente 8 mil pessoas na manhã desta quinta-feira (8)

Foto: Lucas Brito | RSCOM
Foto: Lucas Brito | RSCOM

A celebração de Corpus Christi na cidade de Flores da Cunha reuniu milhares de fiéis na manhã desta quinta-feira (8). Conforme a Prefeitura, pelo menos 8 mil pessoas participaram da Missa Campal, realizada às 9h30, na frente da Igreja Matriz. Os tradicionais tapetes coloridos tomaram conta das ruas ao redor da Praça da Bandeirada, tomado pelos fiéis antes e durante a procissão. O pároco Frei Jadir Segala conduziu a celebração. “É uma alegria muito grande viver esta emoção. De sentir este orgulha que estamos sentindo, nós família católica. É um gesto de amor. Isso rompe as barreiras da religiosidade e mostra a importancia da simbologia em nossas vidas”, destacou o frei.

Os tapetes ficam até domingo na Avenida 25 de Julho e nas ruas John Kennedy, Borges de Medeiros e Dr. Montaury. Neste ano, a Eucaristia, a Campanha da Fraternidade – com o tema “Fraternidade e Fome” – e o lema do Ano Pastoral “Recomeçar com Maria, em Comunidade” – seguem como clássicos temas das obras de arte expostas no centro da cidade.

Como um atrativo tradicional, 41 grupos participaram das montagens dos 58 tapetes. A expectativa da organização do evento é que até domingo (11) 40 mil pessoas passem para conferir os tapetes. Rodrigo Bonatto, 25 anos, morador do bairro União, de Flores da Cunha, veio ver os tapetes. “Eu não teria paciência para fazer esse trabalho. Mas está muito bonito”, disse.

Entre os visitantes, uma caravana de Guaporé, com mais de 50 pessoas. ” A primeira vez que viemos para cá. Está encantador. É maravilhoso”, Marivete Falabriti. Também estavam presentes, entre os milhares de visitantes, três ciclistas vieram de Caxias do Sul. “Viemos para espantar a gripe e já temos o costume de pedalar e já demos uma parada para ver os tapetes. Minha família é de Flores. Estamos sempre por aqui. Vim com minha esposa e com uma amiga”, falou Andersom Debastiani, 43 anos.

Confira a programação completa

Além da visitação aos tapetes durante todo o evento, haverá celebrações religiosas, apresentações artísticas e atrações como o ‘Faça seu Tapete’. No centro da Praça, ocorrerá a feira de produtos locais, como artesanato, itens de agroindústrias e os vinhos de Flores da Cunha.

8 de junho | quinta-feira
9h30 – Celebração Eucarística em frente à Igreja Matriz
15h – Apresentação artística na Praça da Bandeira (show Duo Som Brasil)
19h30 – Primeiro dia do Tríduo no Eremitério Frei Salvador (tema: vocação)9 de junho | sexta-feira
19h30 – Segundo dia do Tríduo no Eremitério Frei Salvador (tema: graça)

10 de junho | sábado
15h – Apresentação artística na Praça da Bandeira (show Glayber Souza)
19h30 – Terceiro dia do Tríduo no Eremitério Frei Salvador (tema: missão)

11 de junho | domingo
8h30 – Acolhida e café da manhã aos romeiros no Salão Paroquial
8h30 – Exposição do Santíssimo no Eremitério Frei Salvador
9h, 11h e 13h – Terço no Eremitério Frei Salvador
12h – Almoço partilhado no Salão Paroquial
12h45 – Romaria ao Frei Salvador (início da caminhada até o Eremitério Frei Salvador)
15h – Apresentação artística na Praça da Bandeira (show Maicon & Pontel)

Otávio Rocha entra na celebração

Com 43 tapetes confeccionados por 15 entidades, o evento de Corpus Christi de Otávio Rocha, distrito de Flores da Cunha, é organizados pelo Grupo de Jovens Jucri. Nesta quinta-feira (8), a confecção dos tapetes inicia às 7h30, no Largo da Igreja Matriz e às 15h terá Celebração Eucarística e Processão pelas ruas da comunidade. A programação segue de 9 a 11, com a Festa em Honra a Santo Antônio.