Previsão do Tempo

Meteorologia projeta como será o clima no RS na primeira semana de 2022

Foto: Mauro Teixeira / Grupo RSCOM
Foto: Mauro Teixeira / Grupo RSCOM

De acordo com a MetSul Meteorologia, a primeira semana do ano terá chuva volumosa em parte do Sudeste do Brasil e o retorno das precipitações pata muitas áreas do Sul do país que enfrentam uma onda de calor e seca que faz crescer a cada dia os prejuízos na agricultura. Será um período de risco alto de temporais por conta da maior disponibilidade de umidade na atmosfera interagindo com a massa de ar quente.

O primeiro dia do ano no Sul do Brasil tem o predomínio do sol com calor intenso que fica ao redor ou supera os 40ºC na Metade Oeste do Rio Grande do Sul. A chuva, que atinge o Uruguai e o Centro da Argentina, avança para o estado gaúcho entre o domingo (02) e a segunda-feira (03). O estado gaúcho segue com pancadas na terça (4) e na quarta (5), retornando o tempo seco para a maioria das regiões na quinta (6).

Apesar de já ocorrerem pancadas isoladas associadas ao calor antes, em Santa Catarina e no Paraná a instabilidade deve ser maior entre os dias 4 e 7 de janeiro nesta primeira semana do ano. A quarta (5) deve ser o dia de chuva mais abrangente e volumosa no estado catarinense e a quarta (5) e a quinta (6) no território paranaense.

No Sudeste do Brasil, a instabilidade predomina durante toda a primeira semana de janeiro com chuva em todos os estados da região. Onde menos deve chover e são esperados períodos de sol mais prolongados é no Nordeste de Minas Gerais e no Espírito Santo.

Por outro lado, na maior parte de Minas Gerais toda a primeira semana do ano será marcada pelo tempo instável e chuva volumosa com alguns temporais. Minas tende a concentrar os maiores volumes na área do Sudeste do Brasil no período.

Temperaturas mais altas no estado neste 1º de janeiro
Uruguaiana – 39,6°

Santa Rosa 39,4°C

Porto Xavier 39,3°C

Alpestre 39,3°C

Porto Vera Cruz 39,0°C

São Gabriel 38,9°C

Livramento 38,8°C

São Vicente do Sul 38,4°C

Campo Bom 38,3°C

Teutônia 38,2°C.