Previsão do Tempo

Meteorologia prevê a ocorrência de “ciclone bomba” sobre o Rio Grande do Sul nas próximas horas

Foto: Especial/Leouve
Foto: Especial/Leouve

A formação e deslocamento de um ciclone extratropical conhecido como “ciclone bomba” vai atuar no Rio Grande do Sul entre esta terça-feira (30) e a quarta-feira (01). Já sobre o oceano, vai resultar em ventos fortes em diferentes momentos e áreas de abrangência no estado.

A MetSul adverte para uma ciclogênese explosiva que impactará o Sul e parte do Sudeste do Brasil entre esta terça e a quarta-feira. O episódio trará chuva intensa para parte da região, tempestades isoladas e muito vento.

O episódio também conhecido como “bomba meteorológica” ou “ciclone bomba” ocorre quando a pressão atmosférica no centro de um ciclone cai em média 1 hPa por hora em 24 horas, ou seja, no mínimo 24 hPa em 24h. 

As maiores rajadas de ventos são esperadas na metade norte (especialmente nos municípios da Serra Gaúcha e Campos de Cima da Serra), partes da região Sul e toda faixa litorânea e proximidades, podendo atingir valores próximos ou acima de 100 km/h, principalmente na madrugada e manhã da quarta-feira.

Confira as cidades em áreas de risco :
▪️Arambaré
▪️Arroio do Sal
▪️Arroio Grande
▪️Balneário Pinhal
▪️Camaquã
▪️Cambará do Sul
▪️Capão da Canoa
▪️Capivari do Sul
▪️Caraá
▪️Chuí
▪️Cidreira
▪️Dom Pedro de Alcântara
▪️Ilha dos Marinheiros
▪️Imbé
▪️Itati
▪️Jaguarão
▪️Jaquirana
▪️Lagoa Bonita do Sul
▪️Mampituba
▪️Maquiné
▪️Morrinhos do Sul
▪️Mostardas
▪️Osório
▪️Palmares do Sul
▪️Pelotas
▪️Rio Grande
▪️Santa Vitória do Palmar
▪️São Francisco de Paula
▪️São José do Norte
▪️São José dos Ausentes
▪️Tavares
▪️Terra de Areia
▪️Torres
▪️Tramandaí
▪️Três Cachoeiras
▪️Três Forquilhas
▪️Turuçu
▪️Vacaria
▪️Viamão

Nas demais regiões, as condições indicam rajadas que devem variar entre 60 e 80 km/h no intervalo, como exemplo os municípios de Bagé, Cachoeira do Sul, Encruzilhada do Sul, Erechim, Passo Fundo, Piratini, Porto Alegre, Rio Pardo, Santana do Livramento, Santa Maria, Santiago e São Gabriel.

Em caso de fortes rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há tanto risco de queda de galhos quanto estes sobre os fios de energia elétrica e não fique próximo e/ou estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Fonte: Sul Meteorologia