Previsão do Tempo

Meteorologia alerta para temporal com vento, chuva forte e granizo no estado

Foto: Mauro Teixeira/RSCOM
Foto: Mauro Teixeira/RSCOM
Foto: Mauro Teixeira/RSCOM

A atuação de uma frente fria volta a instabilizar as condições de tempo no Sul do Brasil. Nas imagens de satélites, nota-se que a frente fria atuante na Argentina já provoca chuvas fortes e temporais em alguns pontos. Ao longo do dia, o avanço da frente fria trará chuva também para o Uruguai.

Nesta segunda-feira (22), já houve chuvas fortes e temporais na metade sul do Rio Grande do Sul. Na madrugada, Santa Maria, na região Central, teve rajadas de vento de 86 km/h. Houve registro de quedas de árvores, postes e uma escola foi destelhada.

Durante a semana, o tempo seguirá instável, com chuvas constantes e condição para temporais no Rio Grande do Sul. De acordo com o CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, vários municípios terão chuvas persistentes e com acumulados elevados que poderão causar transtornos e oferecer riscos a população.

O CPTEC também lançou uma nota alertando para tempestades em boa parte do estado. De acordo com a previsão, a atuação de uma frente fria tratá pancadas de chuva. Mas as instabilidades podem trazer ventania e até granizo.

TERÇA-FEIRA
Para a terça, a área de aviso para a atuação das áreas de tempestade é maior. Além da Campanha e o Sul, estão na advertência a região Central, a Metade Centro-Sul, Porto Alegre e região metropolitana e parte do Norte e Noroeste.

Conforme o órgão, a terça-feira será de tempo instável e condição para chuva a qualquer momento do dia. Haverá condição para temporais com raios. As tempestades poderão também vir acompanhados de rajadas de vento de forte intensidade e queda de granizo.

No extremo sul do Estado a condição para temporais é menor. No entanto, a chuva será constante ao longo do dia o que poderá acarretar em acumulados elevados, conforme o CPTEC.