Bento Gonçalves

Mesmo com menos acidentes, número de mortes cresce nas BRs da Serra Gaúcha

Mesmo com menos acidentes, número de mortes cresce nas BRs da Serra Gaúcha

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Caxias do Sul divulgou balanço das atividades de 2018, na manhã desta segunda-feira (14). A PRF se destacou pelo reforço na área criminal com apreensão de drogas e na fiscalização de trânsito e redução de acidentes.

Com aproximadamente 23 mil veículos fiscalizados, 47% a mais que no ano de 2017. A fiscalização de alcoolemia também foi incrementada, com 13.869 mil testes realizados, índice 11,5% maior que o ano anterior, sinalizando uma média maior que um teste de etilômetro a cada dois veículos abordados.

No comparativo dos anos, o número de flagrados dirigindo sob o efeito de álcool não variou, com 411 condutores autuados por recusa ou constatação em cada um dos períodos. Já em relação as ultrapassagens, 1.490 irregularidades foram autuadas, índice 3% superior ao ano anterior.

Apesar da diminuição de 40% nos acidentes atendidos pela PRF (336 em 2018 ante 564 em 2017), os mesmos se mostraram mais fatais, vitimando 14 pessoas no ano, contra quatro no período comparado. A região atendida pela Unidade Operacional de Vacaria registrou a maior parte dos óbitos em acidentes de trânsito, com um total de 10.

No combate ao crime, destaques para os 747 Kg de maconha apreendidas ao longo do ano e 33.9 Kg de cocaína. Ao todo, 377 pessoas foram detidas, em sua maior parte por crimes de trânsito, como dirigir sob efeito de álcool, suspensão da carteira de dirigir, ou outros crimes do código de trânsito brasileiro.

A PRF em Caxias do Sul segue em 2019 com seu planejamento operacional visando a segurança nas rodovias federais da região da Serra Gaúcha e Campos de Cima da Serra, trabalhando cada vez mais integrada com os demais órgãos de segurança pública.