Comportamento

Mesmo com funcionários contaminados UBS's continuarão abertas em Caxias

A UBS do São Caetano é o posto que tem mais funcionários contaminados com o coronavírus.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), confirmou que 38 profissionais de 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foram diagnosticados com Covid-19 e estão afastados. De acordo com a SMS, a Unidade Básica do bairro São Caetano é que está com o maior número, totalizando oito servidores positivos.

Por conta disso, as salas de vacinas e de procedimentos estão fechadas. Os demais postos seguem funcionando normalmente. Além da UBS São Caetano, a Unidade do Mariani possui quatro casos ativos; Cristo Redentor, Eldorado e Santa Lucia Cohab três casos ativos cada; Campos da Serra e Fazenda Souza dois casos cada; Reolon, Parque Oásis, São Vicente, Diamantino, Tijuca, Santa Fé, Cruzeiro, São José, Cristo Operário, Fátima, Pioneiro, Desvio Rizzo e Vila Cristina possuem um caso cada.

O diretor da Atenção Básica, Dino de Lorenzi, salienta que, no momento, não existe a projeção de fechar nenhuma UBS em decorrência do coronavírus.

“Apesar do real risco de transmissão no ambiente de trabalho nos serviços de saúde, a pandemia também tem a transmissão comunitária, o que torna muito difícil saber onde a pessoa se contaminou. Por isso, é muito importante o uso correto dos EPIs e o cumprimento das normas sanitárias”.

Além disso, Dino salienta que, quando há diminuição no quadro de profissionais de determinada UBS, as Unidades mais próximas estão dando todo suporte necessário aos pacientes. Caxias conta com 50 UBSs onde atuam 971 servidores.