
Pais de crianças entre 0 a 3 anos estão organizando um protesto para a próxima sexta-feira (18), em frente a prefeitura de Caxias do Sul, às 14h, para reivindicar o direito da vaga em escolas particulares, pagas pelo município.
Segundo uma das organizadoras, mãe de uma criança que está classificada no grupo de risco e, que por isso, não a levou para a escola após o retorno das atividades, ela deseja ter o direito de permanecer na mesma escola que a criança estuda desde bebê. Sendo assim, realiza um chamamento nas redes sociais para que pais ou responsáveis de crianças que tem a vaga em escola particular, paga pelo município, participem do protesto e possam ter o direito da permanência na instituição.
Em resposta, a secretária Municipal de Educação, Flávia Vergani, explica que o município garante uma vaga, indiferente do responsável estar mandando a criança para a escola ou não. Contudo, em qual escola a criança vai ser direcionada não é de gerência da pasta porque as escolas são particulares.
Flávia salienta que muitas entidades particulares encerraram as atividades devido a crise econômica causada pelo coronavírus. Este fato ocasiona o remanejamento da criança para outra escola, assim como o preenchimento da vaga municipal por uma particular. Nestes casos, a secretaria tenta realizar a negociação, mas a decisão do remanejamento cabe a escola particular.
Vergani comenta que crianças de 0 a 3 não tem obrigatoriedade de receber atividades das escolas. Já as em idade de 4 a 5 anos, caso os pais não encaminhem as crianças para a escola, devem assinar um termo junto a Secretaria de Educação, para assim poder ter acesso aos materiais disponibilizados pelas instituições de ensino.
Flávia Vergani coloca a Secretaria Municipal de Educação à disposição dos pais que tiverem dúvidas em relação as vagas escolares. A sede da pasta fica localizada na Rua Borges de Medeiros, nº 260 no Centro. O contato pode ser feito também pelo telefone (54) 3901-2323 de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.