Caxias do Sul

Mesmo com a economia em alta, Caxias cai no Índice de Cidades Empreendedoras

Mesmo com a economia em alta, Caxias cai no Índice de Cidades Empreendedoras


Caxias do Sul demonstrou sinal de crescimento na economia no mês de outubro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira, dia 29 de novembro, pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). Por outro lado, conforme o Instituto Endeavor, a cidade caiu quatro posições no ranking de 32 municípios que avalia as condições para o desenvolvimento de empresas.

No mês de outubro, a segunda maior cidade do estado apresentou alta de quase 7% no índice econômico em relação a setembro, e de 12,5% em relação a outubro de 2016. Ainda com relação aos números apresentados pela CIC/CDL, o acumulado deste ano é positivo em 5% enquanto a alta nos últimos 12 meses atingiu o índice de 3%.

O setor da indústria foi quem liderou o mês de outubro, atingindo um crescimento de 11,9% na economia sobre setembro. Comércio, em segundo lugar, cresceu 10% e o setor dos serviços, de acordo com os dados divulgados, teve queda de 4,4% na mesma época, mas, mesmo assim, o setor já mostra estabilidade no acumulado de 12 meses.

Por outro lado, Caxias do Sul ficou em penúltimo lugar no quesito tempo de abertura de empresa. Segundo a coordenadora do Instituto Endeavor Milena Dalacorte, “Caxias está em penúltimo lugar no tempo de abertura de empresa, só está a frente de Porto Alegre. São as piores cidades para se abrir uma empresa nesse quesito”, destaca. O tempo médio para isso, em Caxias do Sul, é de 151 dias.

No ranking geral, a cidade aparece atualmente na 16º posição no Índice de cidades Empreendedoras 2017, caindo quatro posições comparadas ao levantamento anterior. De acordo com o Milena Dalacorte, responsável pelos dados divulgados, uma das razões para isso se deve a demora no prazo para liberação de alvará pelo Corpo de Bombeiros, com média de 120 dias para execução do processo. Nas questões tributárias, Caxias do Sul obteve uma melhora, ficando em 3º lugar nesse quesito, e “se deve especialmente pela diminuição da alíquota de ISS”, salienta.

(Foto: Mauro Teixeira/Grupo RSCOM)

Esse mesmo apontamento também é compartilhado pela diretora de Economia, Finanças e Estatística da CIC Maria Carolina Gullo. “Caxias do Sul não oferece tantos incentivos fiscais e a abertura de empresas por aqui se torna muito demorada, enquanto outros países a abertura acontece no mesmo dia”, destaca e aponta que a logística da região, em escoar e receber matéria-prima, além da burocracia, são os principais complicadores.

Mesmo com poucas condições e vantagens para se abrir um novo negócio, os dados apresentado nesta quarta-feira pela CIC/CDL Caxias mostra que no mês de outubro houve alta de 0,4% no quesito postos de trabalho. Foram abertos 687 empregos em Caxias do Sul. No ano, o acumulado é de 1,1% de crescimento, com 1.720 vagas a mais. Atualmente, a cidade contabiliza 160.243 no estoque de empregos formais.