Mais de 700 pessoas curtiram a tarde chuvosa de domingo (18) na segunda edição do Bloco Arco-Íris, encerrando a programação de Carnaval em Caxias do Sul. A folia da diversidade começou às 14h, no Largo da Estação Férrea, e seguiu até as 21h, com apresentações de DJs, shows de pagode e cortejo com bateria. No trio elétrico, a bandeira do Arco-Íris deu o tom da festa: o respeito à diversidade e a todas as formas de amor.
“O evento superou nossas expectativas. Se não fosse a chuva, teríamos um público três vezes maior, mas foi lindo mesmo assim. Fizemos uma festa de Carnaval para todas as idades, todos os públicos e todos os corpos. O Bloco Arco-Íris está aí para mostrar que todas as pessoas têm o direito de curtir o Carnaval, sem discriminação e sem preconceito”, avalia Cleo Araújo, voluntária da ONG Construindo Igualdade e uma das organizadoras do bloco.
O público que aproveitou a folia teve à disposição uma estrutura com palco para shows, bares, espaço inclusivo para pessoas com deficiência e banheiros químicos. Voluntários da ONG Construindo Igualdade aproveitaram a festa para um trabalho de conscientização e educação sexual, com distribuição de preservativos e orientações para a comunidade LGBTQIA+.
Cleo também destaca a atuação das equipes de segurança e limpeza. “O bloco foi realizado sem nenhum tipo de incidente. Todo mundo conseguiu curtir o domingo em segurança. Também é preciso destacar que pegamos a rua limpa e entregamos limpa. Esse é um compromisso que tivemos com o bem-estar da comunidade. Ao final da festa, eu mesma ajudei na limpeza, de vassoura na mão”, conta a organizadora.
O Bloco Arco-Íris é uma realização da ONG Construindo Igualdade, com financiamento da Lei Paulo Gustavo.