Cidades

Mesmo após descarrilamento de trem, vândalos seguem agindo na linha férrea da Serra Gaúcha

Funcionário de empresa que detém a concessão da ferrovia flagrou ação de vândalos na região de Serafina Corrêa

© Ricardo Botelho/Minfra
IMAGEM ILUSTRATIVA
© Ricardo Botelho/Minfra IMAGEM ILUSTRATIVA
Após o descarrilamento de um trem de carga na última segunda-feira (21) em Guaporé, funcionário da empresa responsável pela ferrovia flagrou indivíduos afrouxando parafusos dos trilhos na região de Serafina Corrêa. O fato ocorreu na altura do quilômetro 8440, próximo a Linha General Neto.
De acordo com informações da Rádio Aurora, o colaborador da empresa realizava uma revisão da linha entre Guaporé e Casca durante a noite da quarta-feira (23). Dado momento, visualizou com quatro juntas (utilizadas para ligar a linha férrea) abertas e buzinou para que nenhum veículo tentasse passar os trilhos e acabasse envolvido em acidente. Ao realizar esta ação, os vândalos fugiram do local e deixaram para trás uma ferramenta usada para afrouxar os parafusos. 
O fato reforça a possibilidade de que o acidente da segunda-feira (21) tenha ocorrido por ação proposital de criminosos. Este caso da quarta-feira (23) foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Serafina Corrêa como crime de perigo de desastre ferroviário e deverá auxiliar autoridades na descoberta do que aconteceu no sinistro anterior.

Acidente com trem por pouco não acaba em tragédia

No início da manhã da segunda-feira (21), por volta das 5h, um trem de carga descarrilhou na Ferrovia do Trigo. O sinistro ocorreu entre as cidades de Dois Lajeados e Guaporé e por detalhes não causou uma tragédia.

De acordo com informações, o acidente teria sido causado por uma remoção de parafusos e emendas da ferrovia. Ao momento que o trem de carga passou no local a instabilidade fez com que alguns vagões acabassem por descarrilhar. Não há feridos na ocorrência.

O acidente fez cerca de 60 mil litros de combustível vazarem no local. Vídeos que circulam pelas redes sociais também mostram o trem tombado nas proximidades da entrada de um túnel, logo após uma ponte. O cenário expõe que o sinistro poderia ser mais grave com explosão do vagão tanque ou colisão contra a estrutura do túnel.

image