A segunda edição da Mesa Redonda acontecerá na próxima quarta-feira (10), às 18 horas na Câmara de Vereadores de Farroupilha. O tema desta edição será crimes e violência sexuais contra crianças e adolescentes; internet; direito digital; papel dos pais; escola e poder público.
O evento contará com a presença do Juiz de Direito Dr. Mário Romano Maggioni, Delegado de Polícia Civil Ederson Bilhan, Advogada Dra. Patrícia Montemezzo, Conselheira Tutelar Magela Dewes e Psicóloga Adriana Dartora.
A organizadora do evento, Vereadora Clarice Baú que também é Presidente da Frente Parlamentar de Apoio e Promoção dos Direitos e Políticas Pública para as Mulheres, explica o motivo de estar realizando esse bate-papo com a comunidade farroupilhense: “agora a gente criou a segunda edição da Mesa Redonda, com o tema a ser abordado na questão dos crimes e violência contra as crianças, adolescentes e também as mulheres, as características deste crime, quando é considerado crime, aquela questão da importunação sexual, da pedofilia, vamos comentar todas essas questões e características, como nós devemos denunciar, qual o perfil de um pedófilo, qual é o papel dos pais, da escola e do poder público, qual a importância de sabermos a questão jurídica que nós temos no meio virtual, qual a influência da internet nestes crimes, então é importante nós passarmos o conhecimento, os esclarecimentos, que quando nós conseguirmos divulgar as informações, penso que nós podemos atingir o objetivo principal dessa Mesa Redonda, que é prevenir, enfrentar e combater esse tipo de violência”, destaca Baú.
Pede-se a doação de 1 kg de alimento não-perecível, em que será destinado para Coordenadoria da Mulher de Farroupilha e posteriormente repassado para as pessoas necessitadas. O evento também tem o apoio da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Juventude, Escolas Estaduais, Municipais, Particulares, Entidades e Associações.
A primeira edição da Mesa Redonda aconteceu no mês de agosto de 2022, quando celebrou 16 anos de ação da Lei Maria da Penha, em que contou com convidados ligados ao tema. Sobre o motivo de realizar essa ação naquela oportunidade, a Vereadora explica: “nós debatermos e refletirmos a eficácia da Lei Maria da Penha frente a tantos crimes de violência doméstica contra nossas mulheres, e o que nós podíamos mudar nesse contexto através da Lei, se ela realmente tinha eficácia, deu muito certo e nós conseguimos divulgar e multiplicar esses assuntos, por isso nós pensamos em fazer a segunda edição” finaliza Baú.