Comemorado no dia 1º de outubro, o Dia do Idoso é uma data que marca o dia em que a Lei n° 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso) entrou em vigor. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa.
Este ano, a Coordenadoria do Idoso preparou uma série de atividades para celebrar o mês. Segundo o titular da Coordenadoria, Everson Furtado, é preciso naturalizar o impacto do envelhecimento da população e a necessidade de garantia de que as pessoas possam envelhecer com dignidade. “É preciso que os idosos possam continuar a participar na sociedade como cidadãos de plenos direitos. Por isso a Rede de Proteção da Pessoa Idosa propõe e convida a comunidade Caxiense para participar das ações que serão realizadas neste mês”, diz o coordenador que
Serviços da Rede Socioassistencial
Para acessar os serviços da rede socioassistencial, os idosos ou sua família podem buscar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) no território de sua moradia, além de participar das atividades oferecidas nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos CRAS, Centro Dia ou Serviço de Proteção Especial ao Idoso (SPEI), vinculado aos CREAS.
Esse serviço contribui para ampliar as vivências e trocas culturais, buscando desenvolver atividades que auxiliem no processo de envelhecimento saudável, de autonomia e sociabilidades, no fortalecimento de vínculos familiares, convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social.
Além disso, idosos em risco social são acompanhados pela Proteção Social Especial de Média Complexidade, oferecendo atenção integral ao idoso em situação de dependência, servindo de apoio às famílias, como uma alternativa coletiva de cuidados pessoais ao usuário, através dos centro dia e atendimento domiciliado.
Os participantes desenvolvem diversas atividades, como a convivência em grupo, fortalecimento das relações sociais, orientação e encaminhamento para a rede de serviços, além do convívio familiar e comunitário.
Também são garantidas vagas para acolhimento de idosos em Instituições de Longa Permanência (ILPI), através da Proteção Social Especial de Alta Complexidade. O acesso às ILPIs ocorre nos casos em que o idoso está em situação de violência, abandono e os vínculos familiares estão rompidos, por meio de avaliação do Núcleo de Acolhimento Institucional (NAI/Adulto e Idoso) a partir do encaminhamento dos CRAS, CREAS, Saúde, Ministério Público ou Judiciário.
Confirma a programação das atividades:
Informações com a Coordenadoria da Pessoa Idosa (54) 3218.6438 ou [email protected]
30/09 -14h -Praça Dante Alighieri / Feira do livro
Lançamento do Livro Pérolas, do Projeto Mão Amiga
Praça Dante Alighieri / Feira do livro
01/10 – 14h -Rua Placido de Castro/ Maesa
Abertura da Rua do Lazer (25 Anos do Programa Conviver da SMEL)
02/10 -14h -Praça Dante Alighieri/ Feira do Livro
Palestra: O Perigo da Infantilização da Velhice com Veronica Bohn, professora responsável pelo Programa UCS Sênior
04/10 -13h30min – Centro de Convivência da UCS
Aula de Dança: Envelhecimento Ativo-Internacional Week
15h -Praça Dante Alighieri
Apresentação Coral Vívere-UCS Sênior,Quarteto de Cordas
11/10 -15h – Teatro do SESC
Apresentação: Guitar Duo: Choro In Concert, comArnaldo Savegnago e Ronaldo Sontag
18/10 – 14h – Teatro do SESC
Palestra: Viver e Sonhar ,Nada é Impossível
23/10 -15h – UCS Teatro
Espetáculo Bernadete 50+
26/10 -9h30min – Estacionamento Igreja Imaculada Conceição
Atividade Prevenção e Cuidados em Saúde
11h – Missa em celebração aos idosos (Igreja Imaculada Conceição)
12h – Almoço Beneficente e Baile da Melhor Idade
Salão Paroquial Imaculada Conceição
Ingressos na Secretaria Paroquial Capuchinhos
Durante o mês, acontecerão atividades específicas para usuários e trabalhadores da Rede de Proteção e Atenção à Pessoa Idosa, atendidos pela Fundação de Assistência Social (FAS), como matinê de cinema e lançamento de formulário online de avaliação da situação de risco pessoal e social por violação de direito à Pessoa Idosa.