Faltando 11 dias para o final da Campanha de Vacinação contra a Gripe, apenas 59% das crianças, de 8 meses a 6 anos, foram imunizadas. Este é um dos grupos prioritários e a vacina é oferecida gratuitamente pela Secretaria de Saúde, que está preocupada com o baixo índice de procura pela vacina.
A vacinação das crianças, nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias, é obrigatória. Os pais ou responsáveis que deixarem de vacinar os filhos podem pagar multa e até perderem a guarda das crianças, além serem processados por negligência, caso o filho venha adoecer da moléstia para a qual não tiver sido imunizado. As determinações e consequências estão previstas em leis, entre elas o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A campanha segue até 31 de maio e os familiares devem procurar a vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. No total, apenas 2.438 crianças foram imunizadas, outro grupo prioritário que está com baixa procura pelo remédio é o dos doentes crônicos, apenas 1.921 receberam a dose, o que representa 43,3% da meta.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o objetivo é aplicar 16.905 mil doses, que correspondem a 85% do público-alvo de Farroupilha. É importante que todos levem documentos de identificação suas carteiras de vacinação, pois na hora da vacina serão avaliadas e atualizadas as cadernetas de vacinação, conforme a necessidade dos casos.