Mais uma significativa mortandade de peixes foi verificada por moradores do Bairro Progresso no Lago Fasolo, que é situado no local, na Rua Pedro Rosa.
A cerca de um ano, a Arpa (Associação de Proteção aos Animais e Meio Ambiente) apresentou uma denúncia a Polícia Civil devido ao fato de centenas de peixes terem sido encontrados mortos próximo ao lago.
Durante esta semana na segunda (16) e terça-feira(17), mais uma grande quantidade de peixes de diferentes espécies foram encontrados boiando na superfície.
O Secretário do Meio Ambiente de Bento Gonçalves, Claudiomiro Dias, atrelou as causas desta situação ao vazamento de esgoto por parte dos encanamentos de responsabilidade da Corsan e afirma que não é possível revitalizar o local, por se tratar de uma área privada:
“Desde 2013, a Corsan ficou responsável pelas obras de encanamento no local e acaba vazando muito esgoto o que contamina a água e acaba causando essa mortandade. Foi estudado a revitalização da área, mas como se trata de um espaço privado, não há muito o que fazer. O que fazemos é notificar a Corsan a respeito da situação e encaminhar ao Ministério Público”, afirma.
O diretor geral da Corsan em Bento Gonçalves, Marciano Dal Pizzol assumiu a responsabilidade pelas obras de saneamento no local, mas que aguarda resultado da licitação e recursos da parceria público privada para retomar as as ações:
“Está acordado que a Corsan vai realizar uma obra para tratar o esgoto que cai no lago fassolo. Há alguns anos atrás foi feita uma obra ali mas ela está toda irregular, a Corsan aguarda a empresa vencedora de licitação para retomarmos o trabalho no local. Temos uma reunião do Fundo de Gestão Compartilhada entre Corsan e prefeitura para angariar os recursos necessários. O cronograma no local está de fato atrasado, mas a previsão é que no segundo semestre deste ano consigamos uma licitação para solucionar o problema”, explicou.