Identificados dez proprietários com descarte ilegal de esgoto em Caxias do Sul

Equipes do Samae vistoriaram 66 imóveis no Loteamento Reolon

Publicado por
08:06 - 16/09/2022

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Identificados dez proprietários com descarte ilegal de esgoto

Foto: Samae / Divulgação

Equipes do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) fiscalizaram, na quarta-feira (14), ligações de esgoto nas ruas Carlos Lamp e Guiomar das Neves, no Reolon, em Caxias do Sul. O serviço consiste em encontrar descarte de água da chuva na rede do tipo separador absoluto ou a falta da caixa de gordura, obrigatória em todas as pias de cozinha. Foram vistoriados 66 imóveis, dos quais dez apresentaram alguma irregularidade. Os proprietários serão comunicados pelo Samae e terão que providenciar a adequação de esgoto nos imóveis.

A vistoria é feita pela equipe da gerência de redes de esgoto, que faz uso de um equipamento chamado termonebulizador. Nele, é colocado óleo mineral que se transforma em uma densa neblina que percorre a tubulação que fica no subsolo das ruas, calçadas e residências. A fumaça gerada dentro das redes de esgoto cloacal, gerado por sanitários, pias de cozinhas e banheiros, tanques, lavanderias e chuveiros, dentre outras, ajuda a equipe a encontrar as irregularidades na tubulação. Ou seja, se a fumaça é vista saindo pelas calhas ou bueiros, é sinal de que existe alguma ligação clandestina no local.

A próxima vistoria deve ocorrer no dia 22 de setembro nas ruas Benvenuto Toss e Atílio Visoná, Bairro São Luiz, e na Rua José Rodrigues Aguiar, Bairro Século XX. Em caso de dúvidas a população pode ligar para o telefone 115, plantão 24 horas.

*Fonte: Prefeitura

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp