Atendimento gratuito de castrações de animais segue até o fim do ano em Caxias do Sul

Caxias do Sul já conta com recursos para atendimento gratuito da cota de castrações de animais prevista até o fim…

Publicado por
08:26 - 30/09/2022

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Atendimento gratuito de castrações de animais segue até o fim do ano em Caxias do Sul

Foto: SEMMA / Divulgação

Caxias do Sul já conta com recursos para atendimento gratuito da cota de castrações de animais prevista até o fim de 2022. A verba vem do Fundo Municipal do Meio Ambiente (Fundema), conforme aprovado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema). A população não precisa pagar nada pela realização dos procedimentos.

Com o novo aporte, somando-se ao anteriormente já viabilizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) se confirma um investimento público de aproximadamente R$ 1 milhão no serviço, apenas em 2022. A expectativa é de chegar ao fim do ano com cerca de 8 mil cães e gatos esterilizados. Mais do que o dobro alcançado em 2021.

“É importante reforçar duas informações à comunidade, em especial, aos tutores e protetores de animais, nossos grandes aliados nesta causa. Primeiro, que os recursos que vão garantir a oferta de castrações até o final do ano são resultado de uma decisão do Comdema, que aprovou a destinação de verba pelo Fundema. Não veio e não há verba encaminhada de nenhuma outra fonte, neste momento. Segundo, que as castrações realizadas pelo município são 100% gratuitas e ocorrem apenas na clínica licitada. Ninguém precisa pagar nada, ninguém está autorizado a cobrar nada e o serviço oferecido pelo município é realizado somente na clínica licitada”, alerta o secretário municipal do Meio Ambiente, João Osório Martins.

Para se candidatar ao atendimento, basta retirar e preencher corretamente uma das fichas de inscrição disponíveis na própria SEMMA (Avenida Ruben Bento Alves, nº 8308, Bairro Cinquentenário), em qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município ou com protetores de animais cadastrados na secretaria. Não é preciso pagar nada.

O coordenador do departamento de Proteção Animal da SEMMA, Paulo Vinícius Bastiani, observa que as fichas de castração têm validade até o final do ano. As inscrições contempladas são definidas e chamadas após processo de triagem considerando critérios econômico-sociais e conforme disponibilidade de vagas na clínica licitada pelo município.

Quem quiser se cadastrar ou recadastrar (no caso de já ter registro prévio) como protetor de animais deve comparecer na SEMMA, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. É preciso levar um documento de identificação (RG, CPF ou CNH). O telefone para mais informações é (54) 3901-1445.

*Fonte SEMMA

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp