Caxias do Sul

Médicos dizem não ter proposta da prefeitura e rejeitam reunião com Sindiserv

Médicos dizem não ter proposta da prefeitura e rejeitam reunião com Sindiserv

A Comissão de Greve dos Médicos que atendem pelo Sistema Único de Saúde em Caxias do Sul não deve comparecer à reunião convocada pelo Sindicato dos Servidores Municipais – Sindiserv para tratar da paralisação. Em nota oficial, os médicos afirmam que a comissão aguarda uma proposta oficial da prefeitura de Caxias do Sul para dar sequência ao diálogo. O encontro proposto pelo Sindiserv aconteceria na noite desta segunda-feira, dia 21.

Segundo a presidente do Sindiserv, Silvana Pirolli, uma proposta foi apresentada aos médicos após a reunião entre a Comissão de Greve, a prefeitura de Caxias do Sul e o próprio Sindiserv, no dia 1º de agosto. Entre os principais itens da proposta do poder público estaria a possibilidade de incorporação da Parcela Autônoma Especial ao salário dos médicos, uma das reivindicações da categoria. A proposta, porém, condiciona o avanço das negociações à volta dos servidores ao trabalho de forma integral.

No documento enviado à imprensa, a Comissão de Greve ainda diz entender que a convocação do Sindiserv para a reunião desta segunda-feira não tem valor legal, uma vez que não há um edital de chamamento. Por fim, a nota demonstra que o posicionamento dos médicos é de um distanciamento das negociações via Sindiserv. No início do mês, as duas entidades haviam ensaiado uma aproximação.

A greve dos médicos em Caxias do Sul completou quatro meses na última quarta-feira. A estimativa é de que mais de 30 mil consultas deixaram de ser realizadas no período da paralisação.

Confira a nota na íntegra:

A Comissão de Greve dos médicos do SUS esclarece que NÃO recebeu qualquer proposta de parte da Prefeitura. Sabedor também, a partir de informações imprecisas e incompletas, da existência de um chamamento genérico aos médicos para uma suposta reunião, esclarece que esta convocação não tem qualquer valor legal, inclusive pela inexistência da mais primária forma de convocação que é um edital com os conteúdos básicos inerentes a estes atos. Assim sendo, os médicos do SUS, por sua Comissão legalmente e especialmente constituída, inclusive reconhecida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, esclarecem ao povo de Caxias do Sul que continuam tentando dialogar com o Sr. Prefeito, à espera de resposta às suas propostas de acordo anteriormente protocoladas no Gabinete do Sr. Daniel Guerra que, estranhamente, continua a desacatar o Poder Judiciário, ignorando decisão da Desembargadora Matilde Chabar Maia que JÁ despachou e reconheceu, tanto o Sindicato dos Médicos quanto a Comissão, como únicos legitimados para a representação.

A Comissão dos Médicos Grevistas