Caxias do Sul

Médico e ex-vereador, Dr. João Virgili morre em decorrência da Covid-19 em Caxias

O ex-parlamentar morreu no início da noite desta segunda-feira, em quadro agravado por Covid-19

Foto: Acervo da Câmara Municipal de Caxias do Sul
Foto: Acervo da Câmara Municipal de Caxias do Sul

A Câmara Municipal de Caxias do Sul lamenta, com pesar, o falecimento do ex-vereador caxiense João Carlos Virgili Costa, aos 73 anos. O ex-parlamentar morreu no início da noite desta segunda-feira (28), no Hospital da Unimed, em Caxias, a partir de quadro agravado por Covid-19. Ele já apresentava insuficiências cardíaca e renal. Não haverá velório. Virgili será cremado amanhã, pela manhã, no Crematório São José.

Nascido em 10 de maio de 1947, no município de Itaqui, Virgili Costa, como era conhecido, fez carreiras médica e política em Caxias. Atuava como cirurgião pediátrico e clínico geral. No Legislativo caxiense, foi vereador titular na XII Legislatura (1997-2000), pelo PDT e pelo PPS, e na XVI Legislatura (2013-2016), pelo PDT. Também assumiu diversas vezes, como suplente, pelo PDT, durante a XV Legislatura (2009-2012).

Virgili sempre adotou discurso trabalhista e a defesa pelos aposentados. Em sua última passagem pela Câmara, como vereador, o pedetista propôs e presidiu, em várias oportunidades, a Comissão Temporária Especial do Idoso. No final de 2016, conseguiu a aprovação dos demais vereadores ao projeto, idealizado por ele, que fez da Comissão do Idoso um dos 11 grupos parlamentares permanentes da Casa, até hoje. Também foi o autor da proposta que originou a lei 7.779/2014, instituindo o Dia Municipal de Conscientização da Violência contra o Idoso, lembrado na data de 15 de junho de cada ano.

Fonte: Câmara de Vereadores