Está confirmada para a próxima segunda-feira (29) a visita de uma comitiva do Ministério da Educação (MEC) ao Campus 8, em Caxias do Sul. O intuito é avaliar a viabilidade do local para sediar uma extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O anúncio da instalação da unidade em Caxias foi feito pelo titular da pasta, Camilo Santana, no dia 10 de junho.
A previsão é que a estrutura seja entregue em 2025, com investimento de R$ 60 milhões. Os cursos que serão ofertados ainda não foram definidos. Em audiência pública, no mês passado, a diretora de Educação Superior do MEC, Tania Maria Francisco, defendeu por videoconferência que a grade curricular atenda às vocações regionais.
A equipe que vai a Caxias semana que vem contará com o secretário-executivo do MEC, Gregório Durlo Grisa, que será recebido no Campus 8 por representantes da Universidade de Caxias do Sul (UCS). A reitora eleita da UFRGS, Márcia Barbosa, enviará ao encontro o vice, Pedro de Almeida Costa.
As informações foram repassadas pela deputada federal Denise Pessôa (PT-RS), que é uma das interlocutoras da implantação do estabelecimento de ensino superior público na Serra. Segundo ela, está programada uma reunião da delegação do MEC com o comitê regional e lideranças da região que atuam pelo movimento da universidade às 16h30min de segunda, no auditório do Campus 8.
“A visita do MEC representa um passo importante para a expansão da educação superior em Caxias do Sul. Uma luta de décadas e, agora, uma conquista que vamos colocar de pé coletivamente”, afirma a parlamentar caxiense.
O deputado estadual Pepe Vargas (PT) também participará da agenda.
Leia mais
Em audiência pública, UCS oferece Campus 8 para sediar extensão da UFRGS em Caxias do Sul
Ministro da Educação anuncia a implantação de um campus da UFRGS em Caxias do Sul