Caxias do Sul

MEC realiza visita técnica no Campus 8 da UCS para avaliar a instalação da UFRGS em Caxias do Sul

Processo de instalação será instaurado a partir do parecer da vistoria. Estimativa é de que a unidade comece a operar em 2025

UFRGS
Foto: João Alves/PMSM

Uma comitiva do Ministério da Educação (MEC) esteve em Caxias do Sul, na tarde desta segunda-feira (29). Os representantes do governo federal vieram realizar uma visita técnica no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (UCS). A previsão é que a nova estrutura comece a funcionar já em 2025.

O roteiro foi coordenado pelo reitor da UCS, Gelson Rech, acompanhado de integrantes do Conselho Universitário. O objetivo foi avaliar a viabilidade da estrutura ofertada em sediar o mais  novo campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no interior do Estado. Os visitantes percorreram as instalações, desde as salas de aula, biblioteca, salão de eventos, laboratórios, e apartamentos disponíveis para os estudantes, entre outros setores.

A delegação do MEC foi coordenada pelo secretário-executivo da pasta, Gregório Durlo Grisa. Segundo ele, a visita técnica é um passo inicial para dialogar com a comunidade sobre a implantação. Fato que pode ser agilizado tendo em vista a oferta da UCS para a instalação da UFRGS no Campus 8.

“Neste primeiro momento, estamos fazendo uma avaliação inicial sobre o espaço. Depois, vamos passar o parecer para a nova reitoria da UFRGS, que deve assumir em setembro, para que se faça a análise de engenharia das instalações, para que seja instruído um processo de praxe dentro das duas instituições. Do ponto de vista pessoal, a minha impressão é muito positiva. Trata-se de um espaço excelente e consolidado, que está numa região que congrega, inclusive, outros municípios, e parece ser um espaço muito adequado para dar um ‘start’ em Caxias do Sul”, declarou Gregório.

Processo de implantação

Ainda conforme Gregório, a implantação deve ocorrer ainda no ano que vem. Isso porque tem todo um processo que vai desde a avaliação técnica do Campus 8, realizar concurso para funcionários, técnicos e professores, e aprovação por parte do Conselho Universitário da UFRGS. Ele ainda informou que, na próxima semana, a reitora eleita, Marta Barbosa, terá uma reunião na Secretaria de Educação Superior, em Brasília, para tratar sobre o projeto.

A comitiva também contou com o vice-reitor eleito da UFRGS, Pedro de Almeida Costa. Conforme ele, a nova gestão está empenhada no projeto, que deve ser instaurado em breve, por meio da elaboração de um cronograma de atividades. Com isso, já alavancar a criação da nova universidade federal da Serra Gaúcha.

“É um compromisso que se retoma da UFRGS e, no futuro, se tornar a universidade federal da região. Fizemos o reconhecimento da primeira oferta de um espaço e conhecemos a disposição da comunidade, da sociedade civil organizada. Uma mobilização que nos parece ser fantástica do ponto de vista de colaborar com este processo”, ressaltou Pedro.

Articulação política

Uma das principais articuladoras do campus da UFRGS em Caxias do Sul, a deputada federal Denise Pessôa (PT), reconheceu a oferta da UCS e a articulação comunitária. Ela também salientou como fatores favoráveis, a estrutura já existente e a possibilidade de ampliação.

“Foi uma das propostas mais votadas pela região, no PPA Participativo, no ano passado. Além disso, toda uma mobilização regional. O nosso reconhecimento à UCS, que ofertou o Campus 8, que tem toda uma estrutura pronta, adequada às atividades acadêmicas e também porque tem a possibilidade de ampliação de área construtiva em mais 9 mil metros quadrados, além dos 12 hoje existentes. Então, ele pode ainda comportar muito mais cursos e alunos”, destacou Denise.

O anúncio da instalação da unidade no município ocorreu no dia 10 de junho, pelo ministro Camilo Santana. A estimativa de investimento é de cerca R$ 60 milhões. A verba é oriunda do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Os cursos que serão ofertados ainda serão definidos. A ideia é de que sejam voltados à vocação econômica da Serra. O anúncio da instalação da unidade no município ocorreu no dia 10 de junho, pelo ministro Camilo Santana.

Também participaram da visita técnica, o deputado estadual Pepe Vargas (PT); assessor especial do MEC e representante da pasta no RS em razão das enchentes, Amilton de Moura Figueiredo; presidente da Frente Parlamentar instalada na Câmara de Caxias, vereadora Rose Frigeri (PT); representante do Comitê Pró-Universidade, vereador Juliano Baumgarten, de Farroupilha; além de representantes de diversas entidades ligadas ao tema.

Confira imagens da visita técnica: