Comportamento

"Me sinto humilhada", diz paciente sobre a demora no atendimento na UPA Central de Caxias

(Foto: Isa Severo/Grupo RSCOM)
(Foto: Isa Severo/Grupo RSCOM)

A Upa Central de Caxias do Sul registrou um dia atípico nesta quarta-feira (3). Grande movimentação e procura por atendimento foi registrada. Conforme dados da unidade, até o meio-dia, cerca de 208 pessoas já haviam sido atendidas.

Uma das questões elencadas pelos pacientes hoje, foi a demora. Algumas pessoas chegaram às 9h da manhã e só conseguiram ser atendidas por volta das 17h40min, quase oito horas de espera. Caroline da Silva Benfica conta que estava no trabalho e começou a se sentir mal, por volta das 10h chegou a UPA, mas até às 18h ainda não havia conseguido atendimento.

“Até agora nada, mas diz que vão atender. Eu me sinto muito humilhada com tudo isso”, diz Scheila.

Juliana Gomes Oliveira, acompanha o filho menor de idade que espera por atendimento na unidade. Durante o tempo que esteve pela UPA acompanhou a frustração de outros pacientes.

Eu vi o atendimento muito demorado, falta de educação delas é tremenda (se refere aos atendentes), não pode ali pedir informação que nos colocam a boca.  Eu acho que tinha que ter um pouco mais de educação pelas pessoas que estão precisando  de atendimento. A gente sabe que tem urgência e emergência”. fala Oliveira.

Ao procurarmos a Secretaria Municipal da Saúde, a assessoria emitiu a seguinte nota:

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul informa que casos de emergência são atendidos de forma imediata na UPA Central, bem como na UPA Zona Norte. Em casos não urgentes, quando o paciente recebe uma classificação verde ou azul, a espera pode ser um pouco mais prolongada pois não se tratam de urgências. O sistema de triagem das UPAs segue o protocolo Manchester, amplamente adotado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.