O inverno chegou, e diferente dos últimos anos em que, em meio ao frio tinha um veraozinho, ele veio pra ficar.
Coisa boa para alguns, e muito ruim para outros. O que é inevitável é que, entra ano, sai ano, passamos por ele, mas com as dicas abaixo podemos amenizar esses dias gelados com muito conforto.
1 – Tecnologia
Pensando desde o projeto, podemos considerar tecnologias como aquecimento para o ambiente por meio de aquecedores elétricos ou a gás, que funcionam com radiador – aparelho que ira jogar calor para o cômodo.
Outra opção interessante é o uso de piso aquecido, que é instalado embaixo do revestimento do piso, emanando calor do chão. O ar quente é menos denso e sobe, aquecendo o ambiente por completo.
Para a nossa região onde tem muita oscilação de temperatura, o ar condicionado com tecnologia inverter é uma excelente solução, pois aquece e resfria.
Para os banheiro, algo que pode facilitar no dia a dia, é o toalheiro aquecido que mantém as toalhas secas e quentinhas.
Todas essas soluções devem ser pensadas desde o inicio do projeto, pois demandam, no minimo, uma fiação especifica. (a não ser que você goste de uma boa reforma!)
2 – Deixe o sol entrar
Ainda pensando no projeto, utilizar grandes aberturas de vidro para deixar com que o sol entre nos ambientes é uma saída para manter a casa aquecida. A melhor orientação solar é o Norte, pois trará o sol o dia todo.
Para manter o calor nos ambientes vale a pena investir em uma boa esquadria. O PVC é uma ótima solução para resolver a questão térmica e acústica, e se estiver aliada a um bom vidro, ou vidro duplo, melhor ainda.
3 – Acessórios
Mantas e almofadas com tecidos quentinhos, como lãs, veludos e peles, além de decorar auxiliam na sensação de conforto térmico. Tapetes podem ser usados o inverno todo, ainda mais se for em piso frio. Decoram, criam aconchego e protegem os pés do frio.
4- Charme das lareiras
Quando pensamos em aquecer o ambiente a lareira vem como primeira opção. Pode ser a lenha, a gás ou a álcool.
A lareira a álcool surgiu para resolver o problema da falta de infraestrutura para a instalação de uma lareira que precise de duto de saída de ar. E se for dimensionada corretamente, aquece muito bem o ambiente.
Gostou das dicas?
Abraço.