Bento Gonçalves
Maus tratos a animais seguem sendo registrados na Serra Gaúcha, desta vez em Guaporé
Durante a tarde da última quarta-feira (27), uma situação de maus tratos a animais foi flagrada em Guaporé. Na ocasião a ONG Protegendo Animais Ponto Com foi informada que na rua Gelindo Boscarin, bairro Nossa Senhora da Paz haviam cães em situação insalubre. Informações dão conta que a situação é recorrente e os tutores antes já haviam sido alertados para tomarem medidas e cuidar melhor de seus cachorros.
Durante a ação, a ONG teve apoio de fiscais da Secretaria de Saúde de Guaporé, bem como agentes da Polícia Civil da cidade. Ao chegar no imóvel, a equipe viu que os quatro cães estavam magros, com pulgas e suas casas ficavam expostas ao sol. A condição insustentável aos animais foi confirmada pelo veterinário da Ambiental.
“Sempre orientamos a família a não terem os cães, pois não tinham condições de criá-los. Nas visitas das campanhas de ‘Bem Estar Animal” nos deparamos com essa situação flagrada hoje. Reiteradas vezes falamos com eles desta situação, mas não dá mais para vê-los sendo tratados desta maneira. Fomos obrigados a tomar uma atitude enérgica [processo aos tutores]”, disseram as voluntárias da PAC à Rádio Aurora.
As voluntárias, que há anos realizam um trabalho de conscientização nos bairros, afirmaram que nem todas as pessoas maltratam os animais.
“Na nossa caminhada muitas mudam o olhar aos cães e gatos, passando a dar maior atenção para eles. Há ainda aquela parcela que, infelizmente, segue sem dar o carinho que merecem e para essas o caminho é a lei”, destacaram.
Crueldade e maus-tratos contra animais são registrados em diversas cidades da Serra Gaúcha
Situações de maus-tratos a animais, bem como crueldade contra estes têm sido registradas pelas autoridades e ONGs em diversas cidades da Serra Gaúcha neste ano de 2022.
Em Bento Gonçalves ocorreu um caso que chocou a população quando, pelo menos, nove gatos foram postos dentro de sacos plásticos e depois no porta-malas de um carro. A situação ocorreu durante fiscalização da Vigilância Ambiental e, até o presente momento, o crime segue sem respostas e ninguém foi condenado. Os proprietários desconfiam que os felinos foram abandonados ou mortos logo após a ação dos fiscais e do dono da casa. Entenda a história clicando aqui!
Recentemente cães e gatos foram envenenados no bairro Caminhos da Eulália. Ao menos oito morreram na ação criminosa. A Polícia Civil foi acionada e deve investigar o caso. Saiba mais clicando aqui! No bairro Botafogo também há registros de gatos sendo mortos com uso de veneno. A situação também foi relatada pelo Portal Leouve
Em Farroupilha, no último dia 19 um vereador realizou uma denúncia referente a mortandade de patos na região do Parque dos Pinheiros. Na ocasião, pelo menos 30 animais acabaram mortos.
Entenda a história aqui! No interior da cidade também há registro de matança de cães com uso de venenos. Conforme denúncia, pelo menos cinco foram vitimados.
A cidade de Caxias do Sul também não está imune aos casos de envenenamento de animais. Na região norte do município, os moradores relatam que “pela manhã os cachorros estão aqui e bem, quando é a tarde já morrem.” Uma das fontes que conversou com o Portal Leouve afirma que sua vizinha perdeu pelo menos três cães.