Olimpíadas

Mascote Oficial da 24ª Surdolimpíadas de Verão, Nino encanta crianças e adultos em aparições em Escola e nos Pavilhões da Festa da Uva 2022

Mascote divertiu alunos na abertura do ano letivo municipal, na Escola Helen Keller e agitou os pavilhões da Festa da Uva, no domingo

Mascote Oficial da 24ª Surdolimpíadas de Verão, Nino encanta crianças e adultos em aparições em Escola e nos Pavilhões da Festa da Uva 2022

Escolhida e idealizada ainda em 2020 por estudantes brasileiros, por meio de concurso aberto, a mascote oficial da 24ª Surdolimpíadas de Verão, um quati-de-cauda-anelada, que ganhou o nome de Nino, fez suas primeiras aparições públicas nos últimos dias e encantou crianças e adultos.

Como não poderia ser diferente, o primeiro local onde a mascote esteve para interagir com o público e ajudar a divulgar os jogos surdolímpicos, foi na Escola Municipal Helen Keller, voltada para a comunidade surda. Nino agitou os alunos com brincadeiras durante a abertura do ano letivo na cidade, na última sexta-feira.

No domingo, a mascote agitou a multidão que foi conferir as atrações do primeiro final de semana da Festa da Uva 2022. Nino circulou pelo Parque de Exposições, tirou fotos, visitou estandes e participou de diversas atividades com o público, como por exemplo, o chute a gol.

Daqui em diante, até o início dos jogos, em pouco mais de dois meses, Nino terá agenda cheia, com intuito de atrair a comunidade regional para os jogos, que acontecerão em Caxias do Sul, entre 1º e 15 de maio deste ano.

Sobre as Surdolimpíadas

A Surdolimpíadas é um evento multidesportivo internacional, organizado pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD – International Committee of Sports for the Deaf). A primeira edição, realizada em Paris em 1924, foi também o primeiro evento esportivo para pessoas com necessidades especiais.

A Surdolimpíadas de Verão acontece a cada 4 anos e é o evento multidesportivo mais antigo, depois dos Jogos Olímpicos. Para a 24ª edição de Verão, espera-se receber 6.500 pessoas entre surdoatletas e comissões técnicas e equipes de mais de 90 países.

Como marco histórico, o Brasil será o Primeiro País da América Latina a sediar os Jogos Surdolímpicos de Verão, que será também o maior evento poliesportivo já realizado no Rio Grande do Sul.

Fotos: Geremias Orlandi