Como incentivo ao espírito empreendedor de seus colaboradores, a Marcopolo conta com o Go³, programa de intraempreendedorismo que convida colaboradores a propor ideias focadas em novos negócios e tecnologia. A primeira edição reuniu 164 colaboradores, que aderiram voluntariamente à iniciativa, resultando em 116 ideias que contribuem com o posicionamento da companhia de ser protagonista no desenvolvimento de soluções em mobilidade.
“Percebemos um alto índice de engajamento de nossos colaboradores. Foram 1.332 horas de dedicação apenas na etapa de treinamentos. Na segunda fase, quando iniciamos o processo de aceleração das ideias, foram mais de 600 horas dedicadas a estudos, plano de implementação, definição de recursos necessários e potencial retorno à companhia”, revela João Paulo Ledur, diretor de estratégia e transformação digital da Marcopolo.
Ao final da primeira edição do Go³, os três projetos que passaram pela aceleração e foram aprovados pela diretoria da empresa, serão implementados. Além disso, os profissionais do projeto vencedor vão embarcar para uma viagem de imersão em ecossistemas de inovação e tecnologia nos Estados Unidos, com um roteiro focado nos próximos passos de desenvolvimento da iniciativa.
Entre os vencedores está Lucas Brandalise, representante da MarcoAdditive, que desenvolveu um projeto de impressão 3D para atender demandas da Marcopolo. “Essa é uma ideia que envolveu a participação de diversos colaboradores da companhia. Incialmente, pensamos em revolucionar os processos de produção e fabricação, criando um Centro de Excelência em Manufatura Aditiva. A partir do trabalho conjunto, conseguimos entender as reais necessidades do mercado e, agora, estamos empolgados com as oportunidades que nos esperam”, conta.
Com o sucesso da iniciativa, a Marcopolo prevê a segunda edição do Go³ para 2024, com o objetivo de manter os profissionais engajados a propor ideias e inovações que possam ser implementadas na companhia. Além de contribuir com a identificação de novos talentos e promover o engajamento dos colaboradores.
*Sobre a Marcopolo *
Fundada há 73 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. A companhia está comprometida com o futuro da mobilidade, atenta ao desenvolvimento de novos modais, além de investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia, design e expansão, produzindo soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de cem países.
Fonte: Assessoria de Imprensa Marcopolo