Muitas pessoas tem dúvidas sobre a diferença entre marcas e patentes. Uma patente protege uma invenção, enquanto a marca é um sinal visível que identifica produtos e serviços. Enquanto uma marca precisa ser registrada, a patente deve ser patenteada.
A patente se refere as invenções ou melhorias funcionais que consistem na resolução de problemas do cotidiano. O pedido de uma patente existe para garantir que outras pessoas não se apropriem de sua criação. Então, patentear é resguardar uma invenção.
De maneira resumida, podemos dizer que a Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores, autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre uma criação.
Assim como a marca, a patente também é regulamentada pelo INPI. Portanto, trata-se de um requerimento fundamental para qualquer inventor que tenha criado qualquer tipo de produto inovador. Para não correr o risco de que alguém dê entrada no processo antes, é importante que você dê entrada no processo assim que criou a invenção.
Quero resguardar minha invenção. Por onde começar?
Para buscar peça concessão de sua patente, uma série de procedimentos legais são tomados e, por isso, é necessário buscar um escritório especializado.
Esta matéria foi escrita com o apoio de Robson Alves Maschio, da Creazione Marcas e Patentes, escritório que presta com destreza este serviço. Para contatá-los, os telefones são: (54) 3453 7493 – Caxias do Sul, e (54) 3453 7493 – Bento Gonçalves.
Só tendo a patente da sua ideia você fica tranquilo para investir com segurança na produção e comercialização do seu novo produto ou ideia.